O presidente da Aiba, Odacil Ranzil, durante o evento Bahia Farm Show, nesta sexta-feira (9), comentou sobre a perspectiva do agro, realizou uma balanço parcial da feira, e fez projeções para o evento no ano que vem.
Perspectiva do cenário das commodities
Inicialmente, o presidente da Aiba comentou que, os produtores rurais, não trabalham no imediatismo, e sim com planejamento de suas propriedades de no mínimo 5 a 10 anos. Portanto, analisando hoje, as commodities estão em baixa, “mas no ano passado estava em alta, então o mercado está sempre flutuando, não é fixo”, afirmou.
“Nós estamos otimistas, olhamos o lado positivo do agro”, destacou Ranzil. Sendo assim, o presidente da Aiba afirmou que os produtores rurais não podem se prender que o preço está baixo, “porque precisamos virar o jogo, nós temos que modernizar, investir em novas frota”.
“Todo recorde, um dia será quebrado, e eu espero que isso aconteça ainda em 2023, porque temos uma nova modalidade de financiamento que os produtores rurais estão aderindo”, explicou.
As commodities são vendidas pelos produtores em dólar, assim, a nova modalidade de financiamento também é atrelada ao dólar. “Para nós produtores, é muito fácil vender a soja, milho e algodão, por exemplo, e financiar em dólar”, afirmou.
Bahia Farm Show
Nesse sentido, o presidente da Aiba comemorou que embora os preços das commodities estejam baixos, o clima na feira está muito positivo, “todo mundo muito feliz e contente”, afirmou.
Dessa forma, Ranzil explicou que farão o possível para ampliar a feira, para assim, conseguir abrigar os 658 produtores e empresas que ficaram de fora neste ano. “Eu tenho certeza que ano que vem terá mais procura para participar do evento, então nós temos que fazer um planejamento visando pelo menos mais 30 anos pela frente”, destacou.
Nos últimos dois anos, a Bahia Farm Show cresceu 50%, e ano que vem, cresceremos mais ainda e vamos trabalhar muito forte para realizar essa ampliação, que ao meu ver, é necessária, finalizou o presidente da Aiba.