Mercado

Presidente do Bradesco vê janela para IPOs se abrindo em 2024

Noronha citou a queda dos juros nos EUA e vislumbrou um crescimento mais robusto da economia brasileira

O presidente-executivo do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha, afirmou nesta segunda-feira que percebe uma janela para ofertas iniciais de ações (IPO) no Brasil em 2024. Ele citou a queda dos juros nos Estados Unidos e vislumbrou um crescimento mais robusto da economia brasileira.

“Isso favorece diretamente o mercado de capitais”, declarou o executivo a jornalistas anteriormente, ao prometer divulgar, possivelmente em fevereiro do próximo ano, os planos da nova gestão do segundo maior banco privado do país.

Noronha assumiu o comando do Bradesco no final de novembro, substituindo Octavio de Lazari Jr.

Bradesco (BBDC4): o que esperar das recentes mudanças na diretoria?

Bradesco (BBDC4) anunciou mais mudança em sua diretoria. Os diretores-executivos Marlos de Souza Araújo, responsável por gestão de risco, e Klayton Tomaz dos Santos, de organização, produtos e serviços, estão de saída. De acordo com o “Valor”, ambos pediram demissão alegando motivos pessoais e novos desafios.

Os desligamentos aconteceram pouco mais de uma semana depois da substituição de Octavio de Lazari Jr. por Marcelo Noronha na função de CEO da companhia, e também da saída de Eurico Fabri, o vice-presidente executivo encarregado da divisão de atacado.

“A saída de alguns diretores do Bradesco, após a troca da presidência, pode indicar um movimento natural para gerar uma renovação na gestão do banco”, disse a estrategista de Renda Variável, Mônica Araújo.

“O Bradesco vem apresentando nível de retorno sobre o patrimônio líquido baixo (11,5% no 3T23) quando comparado com os seus pares. O nível elevado de provisões sobre a carteira de crédito e o baixo retorno de algumas unidades de negócio explicam essa performance fraca. O movimento de troca da alta gestão do banco pode estar relacionado com a aceleração da estratégia de recuperação de rentabilidade”, acrescentou a especialista.

O analista de investimento da Planner, Vitor Martins, avalia que as mudanças podem ser benéficas ao banco. “Ainda repercutindo a notícia da troca de comando no Banco Bradesco e de alguns diretores, em nossa opinião vimos como positivo e o mercado também recebeu da mesma maneira. Como resultado, observamos a valorização das ações do Bradesco, mas que ainda estão sendo negociadas a múltiplos abaixo dos seus principais pares. Na última semana, por exemplo, as ações do Bradesco subiram 5,2%, com alta de 0,7% para as ações do Itaú Unibanco e queda de 0,5% para as units do Santander”, destacou Planner.