Temporada de balanços

Qualicorp (QUAL3) reduz prejuízo em 26,5% no 4T23

Receita líquida somou R$ 414,4 mi no 4º tri, uma redução de 8,5% na comparação anual

Qualicorp / Divulgação
Qualicorp / Divulgação

A Qualicorp (QUAL3) reportou ao mercado, na noite de quinta-feira (21), um prejuízo líquido de R$ 58,7 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), o que representa uma redução de 26,5% em comparação com o mesmo período de 2022.

No 4T23, o Ebitda lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado atingiu R$ 169,7 milhões, registrando uma queda de 21,2% em comparação com o mesmo período de 2022 (4T22).

A margem Ebitda ajustada da Qualicorp alcançou 40,9% no período de outubro a dezembro do ano passado, apresentando uma queda de 6,6 pontos percentuais em relação à margem registrada no 4T22.

Entre outubro e dezembro, a receita líquida totalizou R$ 414,4 milhões, o que representa uma diminuição de 8,5% em comparação com o mesmo período de 2022. Essa redução foi principalmente atribuída à diminuição da base de clientes durante o período.

Dados operacionais da Qualicorp

Os custos e despesas totalizaram R$ 316,6 milhões, apresentando uma redução de 19,2% em comparação com o mesmo período de 2022.

O resultado financeiro líquido da Qualicorp foi negativo em R$ 51,4 milhões no quarto trimestre de 2023, o que representa uma redução de 26,2% em comparação com as perdas financeiras registradas na mesma etapa de 2022.

Em 31 de dezembro de 2023, a dívida líquida da companhia totalizava R$ 1,220 bilhão, representando uma diminuição de 18,5% em comparação com a mesma data de 2022.

O indicador de alavancagem financeira, calculado pela relação dívida líquida/Ebitda ajustado, foi de 1,58 vez em dezembro de 2023, apresentando uma redução de 0,02 ponto percentual em comparação com o mesmo período de 2022.

O fluxo de caixa livre, antes de juros e dividendos, registrou uma geração de R$ 109,4 milhões, com uma variação de -3,8% em relação ao trimestre anterior.

A Qualicorp encerrou o ano de 2023 com um portfólio total de 2,1 milhões de vidas, representando uma queda de 13,1% em relação a 2022.

Essa redução foi principalmente atribuída a um decréscimo de 26,6% no portfólio de Adesão em comparação ao ano anterior, parcialmente compensado por um crescimento de 9,0% nos outros segmentos (Empresarial, Gama e PME) em relação a 2022.