A Raízen (RAIZ4) e a montadora chinesa BYD estão planejando construir “hubs” de recarga elétrica em oito capitais brasileiras. Esse projeto conjunto visa impulsionar o mercado de veículos elétricos, que vem ganhando tração no país, conforme informado pelas empresas à Reuters.
O acordo prevê a instalação de 600 pontos de recarga rápida sob a marca Shell Recharge nos próximos três anos, à medida que a Raízen busca conquistar 25% desse mercado. Os equipamentos terão uma potência instalada total de mais de 18 megawatts (MW) e serão alimentados com energia de fontes renováveis fornecida pela Raízen Power, o braço de energia elétrica do grupo.
O valor dos investimentos envolvidos no projeto não foi divulgado pelas empresas. A instalação desses “hubs” em centros urbanos estratégicos visa suprir a demanda por mais infraestrutura de recarga, impulsionando um mercado promissor, apesar de ainda pequeno, no Brasil.
“O Brasil tem uma transição (energética) que é diferente de outros países, porque já tem uma solução muito boa no carro híbrido, no carro a etanol, mas ela virá, vai acontecer”, ressaltou o CEO da Raízen, Ricardo Mussa, em conversa com a Reuters.
Lula recebe representantes da BYD e fala sobre fábrica em Camaçari, na Bahia
O presidente Lula (PT) se reuniu nesta quarta-feira (24) com representantes da montadora chinesa de veículos elétricos BYD e conversou sobre a construção de uma fábrica da companhia em Camaçari, na Bahia. A empresa vai criar a sua primeira fábrica fora da Ásia e também cederá à Presidência da República, em regime de comodato, um veículo elétrico para uso do mandatário brasileiro.
“Pela manhã, recebi representantes da BYD Brasil, empresa de automóveis elétricos, que vai criar sua primeira fábrica fora da Ásia no Brasil. Além da entrega de um carro elétrico para uso da Presidência da República, em comodato, a BYD apresentou um relatório detalhado do plano de investimentos no Brasil, com foco na construção da fábrica de carros em Camaçari, na Bahia”, escreveu o presidente em sua conta oficial no Instagram.
“Estima-se que serão mais de 10 mil postos de trabalho criados e R$ 3 bilhões de investimentos, fomentando a economia local e contribuindo para uma maior produção de veículos sustentáveis a partir de energia limpa. O Brasil com mais investimentos contribuindo o futuro”, finalizou Lula. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também participou do encontro.