O Banco Central afirmou que os testes do Real Digital devem começar ainda este ano, em meados de setembro, informou o Estadão.
Nesta semana, o Banco Central disponibilizou aos participantes escolhidos para o piloto do real digital a documentação pública relacionada à infraestrutura do sistema da CBDC (Moeda Digital do Banco Central).
Desse modo, segundo o periódico, a expectativa do Banco Central é de que, até agosto, as instituições estejam preparadas para se conectar à plataforma e em setembro deem início aos testes do Real Digital e do Real Tokenizado.
“Nesse momento, o primeiro passo é avaliar a programabilidade e a descentralização da plataforma do Real Digital. Depois, partiremos para os testes de validação e riscos. E, posteriormente, chegaremos à viabilidade tecnológica negocial, ou seja, o produto final em si”, explicou a gerente de TI do Piloto do Real Digital, Clarissa Souza.
Nesse sentido, as informações foram passadas aos participantes na 1ª Plenária do Fórum Real Digital, que ocorreu em 26 de junho. As próximas reuniões estão marcadas para agosto e outubro deste ano.
BC aprova Caixa para testes no piloto do Real Digital
O Banco Central atualizou a lista de instituições participantes do piloto do Real Digital. A instituição digital anunciou a inclusão da Caixa, em parceria com a Elo e Microsoft, e a MBPay (Mercado Bitcoin Pay), em parceria com a Sinqia, Cerc, Mastercard e Banco Genial.
Os testes do Piloto RD irão funcionar com transações e clientes simulados e vão durar até março de 2024. Inicialmente, a lista contava com apenas 10 instituições, porém o BC decidiu incluir mais participantes, aumentando a lista para 16.
O foco do piloto do RD é testar a infraestrutura e a privacidade das informações que vão transitar na rede. Vale lembrar que a “estrutura” (banco de dados) mais conhecida com base na tecnologia DLT é a blockchain. No piloto, a escolhida foi a plataforma Hyperledger Besu, uma rede blockchain baseada no ecossistema do Ethereum.
O BC recebeu 36 propostas de interesse na participação do Piloto Real Digital, entre candidaturas individuais e consórcios de entidades, totalizando mais de 100 instituições de diversos segmentos financeiros.