Recuperação Judicial

Grupo Dia anuncia pedido de RJ no Brasil após fechar lojas

Decisão veio uma semana depois que a companhia anunciou que vai fechar 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil

Rede de Supermercados Dia / Divulgação
Rede de Supermercados Dia / Divulgação

A rede de supermercados Dia, com sede na Espanha, anunciou, nesta quinta-feira (21), a decisão de solicitar recuperação judicial no Brasil, citando resultados consistentemente desfavoráveis como justificativa.

O anúncio veio uma semana após a rede anunciar o fechamento de 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil.

A empresa tomou a decisão de permanecer apenas em São Paulo, encerrando assim sua presença no país após aproximadamente 23 anos.

O Dia declarou, sem fornecer detalhes específicos, que o pedido de recuperação judicial tem o propósito de tentar resolver sua situação econômica e financeira atual.

Rede de supermercados Dia fecha 343 lojas no Brasil

Na última semana, a rede espanhola de supermercados Dia comunicou o encerramento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil, optando por manter apenas operações em São Paulo, após cerca de 23 anos de atividade no País.

A empresa explicou que a decisão foi tomada devido aos contínuos resultados negativos da sua subsidiária brasileira e reiterou seu compromisso em concentrar esforços nos seus principais mercados.

Em um comunicado assinado pelo diretor financeiro, Guillaume Marie Didier, a rede esclareceu que as lojas fechadas são consideradas de baixo desempenho. Após esses encerramentos, a companhia planeja avaliar alternativas estratégicas para o restante de suas operações no Brasil.

Em uma declaração à imprensa, o grupo Dia explicou que estava realizando ajustes no número de lojas no País para concentrar seus esforços na região de São Paulo, onde mantém sua operação principal e continuará operando 244 unidades.

O Dia afirmou que as medidas permitirão à empresa realocar recursos para mercados mais lucrativos e com maior potencial de crescimento, como Espanha e Argentina, onde a companhia conquistou uma posição significativa com uma estratégia centrada na distribuição alimentar local.

A empresa explicou que a decisão foi tomada como parte do processo de reestruturação de sua subsidiária brasileira, tendo em vista que inaugurou sua primeira loja no país em 2001.