A Rico, corretora da XP Inc. (XPBR31), anunciou nesta quarta-feira (5) que está lançando uma conta digital sem tarifas nem taxas, e cartões de débito e crédito sem anuidade e com cashback.
A corretora busca triplicar o número atual de clientes até 2025 e transformar a corretora em um banco digital, para concorrer com fintechs já consolidadas nesse segmento, como o Nubank (NUBR33) e o Inter (INBR31).
De acordo com o head da Rico, Pedro Canellas, o foco da companhia está nos mais jovens. “A Rico tem uma pegada e uma base de clientes muito jovem, com um perfil etário baixo, entre 25 e 40 anos. E um cliente de renda menor, até por ser mais novo”, afirmou Canellas.
Rico vai oferecer cartão de crédito com cashback de até 1%
A Rico vai oferecer um cartão de crédito com cashback de até 1% nas compras do cotidiano e de até 10% na suacentral de benefícios. O cartão da bandeira Visa Infinite terá benefícios similares aos que já são oferecidos pelo da XP, como seguro de viagem internacional, seguro para locação de veículos e garantia estendida gratuitos. O cartão da Rico não terá gratuidade em salas VIPs em aeroportos.
De acordo com Canellas, o cashback do cartão vai transformar os futuros clientes, que ainda não são investidores, em investidores. O cashback da Rico será depositado automaticamente em um fundo que rende 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
XP irá monetizar clientes, diz head da Rico
Na apresentação do cartão, Canellas, head da Rico, foi questionado sobre como a XP vai conseguir “monetizar” os clientes oferecendo esses benefícios, fazendo a operação dar lucro.
“O nosso cliente não é deficitário porque o mercado tem muita margem. Zeramos a corretagem e a taxa do Tesouro Direto e de renda variável e somos super lucrativos”, disse.
“A taxa que os bancos ganham [em uma transação] é maior que 1%, então mesmo quando devolvemos 1% para o cliente a gente lucra. Os outros players acabam absorvendo a taxa inteira, o que estamos fazendo é devolver uma parte para o cliente”, afirma Canellas. “Isso só mostra como dá para atacar a margem e coloca pressão nos concorrentes, porque tem muita gente ganhando dinheiro em cima do cliente”, completou o head da Rico.