Confira 5 dicas para quitar dívidas no fim de ano

De acordo com a Rico, cerca de 8 em cada 10 famílias brasileiras possuem dívidas

A Rico preparou um relatório com algumas dicas para ajudar o investidor a quitar suas dívidas no curto prazo. O documento afirma que cerca de 8 em cada 10 famílias brasileiras possuem dívidas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

De acordo com conteúdo elaborado por Thiago Godoy, educador financeiro da Rico, o maior problema do endividamento é pagar juros compostos, pois as dívidas crescem a cada dia e acabam destruindo as finanças das famílias. 

Para auxiliar os investidores, a Rico acabou listando cinco dicas para quitar as dívidas de curto prazo. 

As cinco dicas da Rico

A primeira dica da Rico é que o investidor conheça o tamanho das suas dívidas. Assim, o indivíduo conseguirá identificar o quanto ele está devendo no total e o quanto que essa dívida está comprometendo a sua renda. Após isso, a Rico recomenda que o investidor priorize as contas com as maiores taxas de juros, como a dívida de cartão de crédito, por exemplo.

A segunda dica da Rico é que o investidor negocie com os credores. Após conhecer o tamanho do endividamento, o indivíduo poderá solicitar uma proposta de pagamento dessas dívidas em condições mais favoráveis.

Já a terceira dica é que o investidor envolva sua família no processo de pagamento das dívidas. De acordo com a Rico, quando desenvolvemos educação financeira no ambiente familiar, fica muito mais fácil que essa cultura permaneça em cada indivíduo da família.

A quarta dica, por outro lado, é que o investidor tenha uma reserva de emergência, que precisa ter idealmente 6 meses do seu custo de vida, em um investimento de Renda Fixa com liquidez. 

Para finalizar, a Rico aconselha que os indivíduos estudem mais, consumam menos, poluem mais e aprendam a investir. Com essas dicas, a casa acredita que o investidor terá condições de construir uma vida financeira com maior prosperidade.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile