Mercado

Rolls-Royce promove demissão em massa

Os cortes devem corresponder a até 6% da força de trabalho da companhia

O grupo britânico Rolls-Royce anunciou nesta terça-feira (17) que cortará entre 2 mil e 2,5 mil empregos em todo o mundo, em uma tentativa de reduzir os custos de produção.

Atualmente, a empresa especializada em motor de aeronaves, conta com cerca de 42 mil funcionários. As demissões, portanto, devem corresponder a até 6% da força de trabalho da companhia.

“Estamos construindo uma marca Rolls-Royce preparada para o futuro. Isso significa uma organização mais ágil e eficiente”, afirmou o CEO da Rolls-Royce, Tufan Erginbilgic, por meio de um comunicado.

No auge da pandemia de Covid-19, quando o setor de aviação estava praticamente paralisado, o grupo britânico já havia cortado 9 mil empregos.

No início de 2023, quando assumiu o comando da Rolls-Royce, Erginbilgic anunciou que a companhia daria prioridade aos investimentos “em oportunidades mais rentáveis”.

Além dos motores para aeronaves, a empresa lançou recentemente um programa de desenvolvimento de reatores para pequenas centrais nucleares no Reino Unido.

Com informações do portal Metrópoles.

Ações de aéreas fecharam em forte alta

A sessão do Ibovespa desta segunda-feira (16) registrou um avanço significativo das empresas aéreas. Gol (GOLL4), Azul (AZUL4) e Embraer (EMBR4) registraram altas de 5,70%, 4,86% e 3,4%, respectivamente.

Para Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank, o que pode explicar a disparada da Gol e Azul, é a surpresa em relação às quedas do petróleo (-0,86%) e do dólar (-1,01%).

“Todo mundo pensou que o petróleo fosse subir com a guerra, mas esse evento não aconteceu e o preço não andou. Por outro lado temos o dólar, que caiu. Então isso traz uma alívio para as aéreas já que o custo delas é principalmente o petróleo impactado pelo dólar”, avaliou Bresciani.

Sobre a Embraer, Lucas Serra, analista da Toro Investimentos, destaca que a companhia tem tido retorno de seus recentes investimentos. “A valorização da Embraer se dá depois do Citi Group ter reiterado compra e ter elevado o preço-alvo das ADRs”, comentou.

Na última sexta-feira (13) a companhia anunciou a extensão de contrato com a Sky High Aviation, companhia aérea da República Dominicana, para o Programa Pool, que oferece apoio a mais de 60 companhias aéreas em todo o mundo.