Desde que as sanções da União Europeia proibiram a importação de produtos refinados russos, a Turquia e o Brasil continuam sendo os principais importadores de diesel e gasóleo da Rússia por via marítima, de acordo com informações de fontes do mercado e da LSEG.
Antes da implementação do embargo total da União Europeia em fevereiro de 2023, a Europa era o principal comprador dos produtos russos.
Segundo os dados da LSEG, a Rússia exportou aproximadamente 1,47 milhão de toneladas de diesel e gasóleo para a Turquia em março, em comparação com 1,2 milhão de toneladas no mês anterior.
Queda nas importações para a Rússia
No mês passado, as importações brasileiras da Rússia diminuíram para aproximadamente 0,5 milhão de toneladas, em comparação com 0,63 milhão de toneladas em fevereiro.
Os comerciantes atribuíram a queda ao efeito sazonal na demanda e à oferta abundante de combustível russo nos meses anteriores.
As exportações de diesel dos portos russos para os países africanos diminuíram no mês passado, totalizando 0,73 milhão de toneladas, em comparação com 0,84 milhão de toneladas em fevereiro. Líbia, Tunísia, Senegal, Gana e Egito estavam entre os principais importadores, conforme indicado pelos dados de remessa.
Por outro lado, aproximadamente 0,5 milhão de toneladas de diesel, carregadas em março no porto báltico de Primorsk, na Rússia, ainda não têm um destino final determinado.
Segundo cálculos da Reuters baseados em dados da LSEG e fontes do mercado, as exportações russas de diesel e gasóleo por via marítima totalizaram cerca de 3,6 milhões de toneladas em março, registrando uma queda de 4% em relação a fevereiro.