As ações ordinárias da Sabesp (SBSP3), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, avançam 6,79%, por volta das 14h50 (de Brasília) desta sexta-feira (30). Um dos motivos por trás do bom desempenho da companhia na bolsa está o crescimento de Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato a governador de São Paulo, nas pesquisas eleitorais mais recentes. O candidato já defendeu abertamente a privatização da empresa
“Não estou falando que a Sabesp não seja uma empresa arrumada, perante as outras que nós temos, é uma empresa já listada. Mas sem dúvida nenhuma o controle privado vai ser muito melhor, não tenho dúvida disso. Chegando lá a gente vai vender a Sabesp, sim”, afirmou em um evento em maio.
Na última quinta-feira (30), foi divulgada uma pesquisa eleitoral do Datafolha, realizada entre 27 e 29 de setembro, sobre a disputa pelo cargo de governador de São Paulo. Fernando Haddad (PT) lidera com 41% dos votos válidos, logo atrás vêm Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia (PSDB), ambos somando 31% e 22%, respectivamente.
No segundo turno mais provável, entre Haddad e Tarcísio, a diferença vem caindo. Na última pesquisa Datafolha, feita entre os dias 20 e 22 de setembro, o petista tinha 49% das intenções de voto e, agora, 48%; o candidato do Republicanos, por sua vez, saiu de 38% para 40% no mesmo intervalo.
Em 2022, os papéis da Sabesp já subiram 24,03%.
Sabesp (SBSP3) é mais interessante que Petrobras (PETR4), disse Pedro Cerize
Pedro Cerize, fundador da Skopos, acredita que a Sabesp (SBSP3) é mais interessante que a Petrobras (PETR3;PETR4) por conta das eleições deste ano e possível privatização. A afirmação foi feita nem 12 de setembro durante o evento InvTalks 2022, promovido pela Inv e pela Skopos.
Para Cerize, as eleições presidenciais parecem, por enquanto, mais definidas que as eleições governamentais de São Paulo. Segundo o executivo, as chances de Tarcísio, candidato ao governo de São Paulo pelo Republicanos, virar nas intenções de voto para cima de Fernando Haddad (PT) e passar a liderar a corrida governamental é maior do que as chances de Jair Bolsonaro (PL) vencer Lula (PT).
Caso se concretize, Tarcísio, que foi Ministro de Infraestrutura do governo Bolsonaro, deve dar andamento à privatização da Sabesp, segundo Cerize. O candidato petista, por outro lado, já se posicionou contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.