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Sabesp (SBSP3): Equatorial é única a formalizar proposta em privatização

Na semana passada, fontes informaram à Reuters que a empresa de saneamento Aegea e a Equatorial Energia estavam entre os investidores

Sabesp / Foto: Divulgação
Sabesp / Foto: Divulgação

A Equatorial Energia (EQTL3) foi a única empresa a formalizar uma proposta para se tornar acionista de referência no processo de privatização da Sabesp (SBSP3), segundo informou uma fonte com conhecimento do assunto nesta quarta-feira (26).

Na semana passada, fontes informaram à Reuters que a empresa de saneamento Aegea e a Equatorial Energia estavam entre os investidores interessados na oferta de ações que privatizará a Sabesp.

O Valor Econômico foi o primeiro a noticiar a desistência da Aegea, conforme fontes citadas, acrescentando que o motivo foi uma das cláusulas da oferta que incluiu uma “poison pill”, impedindo que um acionista se torne majoritário por meio de uma oferta hostil.

O Estado de São Paulo planeja privatizar a Sabesp através de um “follow-on” completamente secundário realizado em duas fases. A administração estadual pretende manter uma participação minoritária na empresa e buscar um “investidor estratégico” para adquirir uma fatia de 15%, que deverá ser mantida até o final de 2029.

Procuradas, Equatorial Energia e Aegea não comentaram o assunto.

Tanure dispensa fatia da Sabesp (SBSP3) em processo de privatização

O empresário Nelson Tanure optou por não participar da disputa pela Sabesp (SBSP3). Embora tenha considerado a possibilidade de se associar a um dos consórcios envolvidos no processo de privatização da companhia, ele desistiu devido ao alto nível de risco percebido no negócio. 

Uma parcela significativa, cerca de 30%, da água fornecida pela Sabesp é proveniente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), adquirida pelo fundo Phoenix, do qual Tanure é um dos principais investidores. 

Estima-se que o valor pago corresponda a aproximadamente 10% do valor de mercado. A Sabesp abrange a maioria dos municípios de São Paulo, o que traz uma complexidade adicional ao processo de venda, considerando os diversos interessados que podem questioná-lo. 

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