Os estudos para a privatização da Sabesp (SBSP3) ficarão prontos até março, de acordo com o secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini. A fala foi feita durante o Fórum São Paulo Global, organizado pelo Grupo Voto.
Segundo Benini, a perspectiva em torno da modelagem da concessão da Sabesp envolveria “um modelo parecido” com o realizado pelo governo federal na Eletrobras (ELET3;ELE6).
Nesta segunda-feira, por volta da 14:50 (de Brasília), as ações da Sabesp avançavam 0,97%, cotadas a R$ 53,20.
Sabesp (SBSP3): BTG (BPAC11) recomenda compra
No final de janeiro, as ações da Sabesp (SBSP3) receberam recomendação de compra do BTG Pactual (BPAC11). A casa ainda estipulou um preço-alvo de R$ 63. De acordo com os analistas do banco, a privatização da companhia pode proporcionar uma valorização nos papéis.
“Não apenas o governo estadual está perseguindo publicamente a agenda de privatizações, mas as ações não parecem estar precificando qualquer fatia desse cenário”, escreveram os analistas João Pimentel, Gisele Gushiken, Maria Resende e Luis Mollo.
“No entanto, não achamos que a recomendação venha exclusivamente da privatização. A empresa anunciou recentemente um novo CEO – André Salcedo – com vasta experiência no BNDES (2003 – 2019) e na concessionária de saneamento Iguá (2019 – 2021)”, complementou o BTG sobre a Sabesp.
Sabesp (SBSP3) elege André Salcedo como diretor-presidente
No começo de janeiro, o Conselho de Administração da Sabesp (SBSP3) elegeu André Salcedo para ocupar o cargo de Diretor-Presidente da companhia. O executivo entra no lugar de Benedito Pinto Ferreira Braga Junior.
Em fato relevante divulgado em 12 de janeiro, a Sabesp informou que o novo presidente tem mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio, MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e possui certificações CGA, da ANBIMA, e CP³P-F, pela APMG International.
Além disso, o André Salcedo foi Diretor Financeiro da Akad Seguros em 2022, Diretor Executivo de Novos Negócios da Iguá Saneamento entre 2019 e 2021, atuou como consultor independente da Climate Bonds Initiative entre 2020 e 2021, e atuou no BNDES de 2003 até 2019.
“O Sr. Mendes possui larga experiência na área de mercado de capitais, com destaque para o financiamento de infraestrutura, parcerias público-privadas, fusões e aquisições e estruturação de novos negócios”, disse a Sabesp.