Mercado

Salários médios na Faria Lima caem, mas continuam milionários

Maior projeção de remuneração média é de até R$ 1.583.127

Um estudo de remuneração da Michael Page 2023-2024 publicado pela Bloomberg Línea mostra queda nas remunerações médias totais no mercado de capitais no Brasil em 2024, em posições nas áreas de criptomoedas, gestão de recursos, front office e investment banking. Apesar da redução, os salários continuam milionários.

O levantamento aponta que a maior projeção de remuneração média é para a posição de diretor executivo de produtos no setor de fintechs e instituições de pagamentos, com um “total comp” (total compesation) anual — ou remuneração total média — de até R$ 1.583.127. Os valores apresentados podem ser maiores dependendo do bônus.

Entre os cargos com remunerações totais que ultrapassam a casa do milhão no ano estão os de head de risco de mercado, head de auditoria, diretor executivo de produtos, diretor executivo comercial e senior private banker.

Ano de pouco movimento

Após um boom nos anos de 2020, 2021 e 2022, o ano de 2023 viu uma ressaca nas contratações e movimentações no mercado financeiro, segundo a consultoria global de recrutamento executivo.

“Em anos após eleição o mercado costuma sentir bastante. Fora isso, o cenário de juros e inflação altos fez com que houvesse uma redução no apetite das empresas e até insegurança em contratar e iniciar grandes projetos”, diz Juliana Franca Franca, analista da Michael Page.

Com maior incerteza, as empresas preferiram trabalhar com quem já tinham dentro de casa, às vezes até com rodízio de profissionais dentro da empresa para encontrar o melhor “fit”.

“Teve ainda a questão de valuations mal feitos durante a pandemia, que levaram aos layoffs, desligamentos em massa em fintechs e startups no mercado.”

Segundo Franca, as poucas movimentações vistas no ano vieram de posições voltadas para planejamento comercial, financeiro e de performance, “o que é típico nesses momentos de maior incerteza do mercado”. Também houve contratações na área de risco – operacional e financeiro, conta.

Projeção para 2024

O estudo apontou as perspectivas para o Brasil em 2024, que devem refletir no mercado de trabalho. Nesse sentido, pontuam que as previsões para o desempenho econômico do país em 2024 são melhores em comparação aos anos anteriores.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile