Santander (SANB11) tem queda de 45,6% no lucro do 2T23, a R$ 2,26 bi

Resultado do banco teve alta de quase 8% na comparação trimestral; rentabilidade ficou em 11,2%

O Santander Brasil (SANB11) abriu a temporada de resultados dos bancos no segundo trimestre de 2023 (2T23) na manhã desta quarta-feira (26). O banco reportou um lucro de R$ 2,26 bilhões, uma queda anual de 45,6%.

Desse modo, o resultado do Santander ficou levemente abaixo do esperado pelo consenso de mercado da Bloomberg, que projetava um lucro de R$ 2,458 bilhões para a divisão brasileira do grupo espanhol. Por outro lado, os analistas consultados pela Refinitiv previam que o lucro do banco no trimestre atingiria R$ 2,47 bilhões.

A margem financeira líquida, por sua vez, caiu 14,5% na comparação anual, a R$ 7,6 bilhões, enquanto a carteira de crédito cresceu 6,6%, a R$ 499,2 bilhões, informou o banco.

O retorno sobre patrimônio líquido médio recorrente (excluindo ágio) recuou 9,9 pontos percentuais, a 11,2%, e o índice de inadimplência (acima de 90 dias) avançou 0,4 pontos, a 3,3%.

Nesse sentido, o banco destacou em comunicado que começou a sentir os efeitos positivos da maior seletividade de crédito aplicada a partir do final do 4T21.

O Santander ainda informou que vê melhora da PDD e do indicador de inadimplência de curto prazo nesse trimestre, “evidenciando a qualidade das safras novas, o que permite viés de melhora do custo de crédito ao longo de 2023 e capacidade de retomada de crescimento”.

“Mesmo com uma seletividade na originação, que resulta em spreads menores dado o foco em clientes com melhor perfil de riscos, observamos um aumento novamente da margem com clientes no trimestre, principalmente por volumes”, comentou em release de resultados.

Santander e Sodexo firmam parceria no Brasil

O Santander Brasil comunicou ao mercado na manhã desta terça-feira (25) que fechou uma parceria com o Grupo Sodexo para a formação de uma joint venture. 

Nesse sentido, com a operação, a Sodexo Brasil será o veículo da joint venture, sendo assim, o Santander Brasil e o Grupo Sodexo deterão inicialmente participações de 20% e 80%, respectivamente.

Vale destacar que a operação visa explorar o negócio de marketing e vender produtos de pagamento de incentivos, além de oferecer os benefícios exclusivamente do Grupo Sodexo, no Brasil, através do canal de distribuição do Santander.

Conforme informado pelo Santander, a joint venture será estabelecida através da combinação de recursos da Ben, sua companhia controlada que opera no setor de benefícios, e da concessão exclusiva, por um período de 25 anos, dos direitos de utilização do canal de distribuição do Santander pela Sodexo Brasil, atualmente pertencente integralmente ao Grupo Sodexo.

“O Santander acredita no crescimento do mercado de benefícios no Brasil, e espera que a operação alavanque os produtos já existentes do banco e do Grupo Sodexo”, informou a empresa em comunicado.

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