Mercado

Solar Coca-Cola: Fitch afirma rating ‘AAA(bra)’

"A classificação da Solar Bebidas reflete seu sólido perfil de negócios na indústria de bebidas", disse a Fitch

A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da Solar Bebidas SA – distribuidora da Coca-Cola – e de sua derivação integral, Norsa Refrigerantes SA. Ao mesmo tempo, a agência afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da segunda emissão de debêntures quirografárias da Norsa, garantidas pela Solar Bebidas, no valor de BRL250 milhões e com vencimento em 2024. A Perspectiva dos ratings corporativos é Estável.

De acordo com a Fitch, “a classificação da Solar Bebidas reflete seu sólido perfil de negócios na indústria de bebidas, apoiado pelo forte posicionamento e pela significativa participação de mercado da empresa nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil. A força da marca Coca-Cola, a escala relevante e a vasta rede de distribuição significativa, vantagens competitivas da Solar Bebidas, são difíceis de serem replicadas”, disse a agência em comunicado.

A Fitch considera, ainda, o acordo de exclusividade de distribuição que a empresa possui com a The Coca-Cola Company (TCCC), um importante pilar de sustentação dos ratings de médio a longo prazo.

A análise também incorpora o histórico de alavancagem financeira reduzida e forte liquidez do grupo, que deve permanecer apesar da expectativa de pagamentos de dividendos substanciais. A Fitch equalizou o rating da Norsa ao da Solar Bebidas, em razão dos elevados incentivos que a controladora tem para provar suporte adicional, caso necessário.

Perfil de Negócios

Na análise da Fitch, a Solar Bebidas opera em uma indústria mais resiliente a cenários macroeconômicos desfavoráveis, em comparação com outros setores da economia. “A empresa se beneficia de sua forte posição de negócios, sustentada por sua parceria com a TCCC e pela relevância da marca Coca-Cola no mercado; de sua extensa rede de distribuição nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste; e de sua carteira de produtos diversificada”, avalia a agência.

A Fitch acredita que a Solar Bebidas continuará tendo participação elevada de mercado, tendo em vista a concorrência limitada e os direitos de exclusividade de distribuição de produtos da Coca-Cola em suas áreas de atuação. A Solar Bebidas é líder em refrigerantes gaseificados (68% de participação de mercado), chás gelados (78%) e sucos (42%), além de contar com presença especial em água (31%).