Automóveis

S&P 500 recua conforme investidores analisam tarifas de Trump

Trump anunciou na quarta-feira que os Estados Unidos vão implementar uma tarifa de 25% sobre carros e caminhões leves importados

Ibovespa
Ibovespa / Foto: Frrepik

O índice S&P 500 encerrou em queda nesta quinta-feira (27), com investidores reagindo ao mais recente anúncio de tarifas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, que impactou negativamente as ações da General Motors e da Ford.

Trump anunciou na quarta-feira (26) que os EUA vão implementar uma tarifa de 25% sobre carros e caminhões leves importados a partir de 3 de abril, enquanto a taxa sobre autopeças entrará em vigor em 3 de maio.

O S&P 500 fechou com queda de 0,33%, para 5.693,31 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,50%, para 17.804,03 pontos, enquanto o Dow Jones perdeu 0,37%, fechando em 42.299,70 pontos, de acordo com o InfoMoney.

Unigel tem nota de crédito elevada de ‘D’ para ‘CCC’ pela S&P

Após concluir seu processo de reestruturação de dívida, a Unigel teve sua nota de crédito global elevada pela S&P Global Ratings de “D” para “CCC”, e a nota nacional foi ajustada de “D” para “brB+”, com perspectiva positiva. 

A agência de classificação de riscos destaca que, com a conclusão da recuperação extrajudicial, a empresa trocou R$ 5,1 bilhões em dívidas por dois novos instrumentos financeiros. 

Embora a Unigel não enfrente necessidades de liquidez imediatas, a S&P observa que a empresa ainda lida com desafios impostos pelas condições adversas do setor químico. 

A perspectiva positiva sugere que a classificação de crédito pode ser novamente elevada, caso haja maior clareza sobre a estratégia da empresa e o avanço do plano de negócios apresentado ao mercado. 

Os analistas Luísa Vilhena, Victor Soriani e Diego Ocampo destacam esses pontos como essenciais para a avaliação futura.

Unigel conclui processo de recuperação extrajudicial

Unigel concluiu, na última quinta-feira (30), o processo de recuperação extrajudicial iniciado em fevereiro de 2024. 

O encerramento da operação ocorreu após o cumprimento total das condições estabelecidas previamente, resultando na finalização da reestruturação financeira e no fortalecimento de seu capital.