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Spotify anuncia demissão de 1.500 em 3ª rodada de cortes em massa em 2023

Empresa já havia demitido 800 funcionários no decorrer de 2023

Spotify anuncia 200 demissões em nova rodada de cortes
Spotify / Foto: Divulgação

A gigante do streaming de música Spotify anunciou ao mercado, nesta segunda-feira (4), que pretende desligar cerca de 1.500 funcionários, o que representa 17% de seu quadro de pessoal. A movimentação visa reduzir custos, após o corte de 600 pessoas de sua equipe em janeiro e mais 200 em junho.

Em uma carta direcionada aos colaboradores da companhia, o CEO da Spotify, Daniel Ek, informou que a empresa expandiu suas contratações nos anos de 2020 e 2021 aproveitando os benefícios de um menor custo de capital. Embora a produção tenha aumentado, Ek destacou que grande parte desse crescimento estava associada à disponibilidade de recursos adicionais.

Desse modo, a companhia passará a informar os funcionários afetados pelos cortes, nesta segunda-feira (4). Os colaboradores receberão cerca de cinco meses de indenização, férias e cobertura de saúde durante o período de demissão.

“Debatemos a possibilidade de fazer reduções menores ao longo de 2024 e 2025”, disse Ek. “No entanto, considerando a lacuna entre nosso estado de meta financeira e nossos custos operacionais atuais, decidi que uma ação substancial para reduzir nossos custos era a melhor opção para atingir nossos objetivos.”

Spotify em 2023

O Spotify alocou mais de 1 bilhão de dólares no desenvolvimento de sua plataforma de podcasts, realizou contratações de celebridades renomadas como Kim Kardashian, Príncipe Harry e Meghan Markle, e ampliou sua presença de mercado em grande parte dos países globais, visando atingir a marca de 1 bilhão de usuários até 2030. Atualmente, a empresa conta com 601 milhões de usuários, marcando um aumento significativo em comparação aos 345 milhões registrados no final de 2020.

No terceiro trimestre deste ano (3T23), a companhia apresentou lucro, auxiliada por aumentos de preços em seus serviços de streaming e crescimento de assinantes em todas as regiões, e previu que o número de ouvintes mensais chegará a 601 milhões no quarto trimestre.

“De acordo com a maioria dos indicadores, fomos mais produtivos, mas menos eficientes. Precisamos ser ambos”, disse Ek.