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Spotify reduz prejuízo no 4T23 e supera estimativas de novos usuários 

Plataforma de streaming registrou prejuízo de 70 mi de euros no 4T23, reduzindo em 74% as perdas na comparação anual

O Spotify comunicou ao mercado, nesta terça-feira (6), os resultados registrados no quarto trimestre de 2023 (4T23). A companhia reportou um prejuízo de 70 milhões de euros, representando uma redução de 74% nas perdas em comparação ao ano anterior. As receitas da plataforma de streaming alcançaram 3,67 bilhões de euros durante o período de outubro a dezembro, marcando um aumento de 15,9% em relação ao mesmo período de 2022.

“Terminamos 2023 com uma boa performance no quarto trimestre, superando metas operacionais”, afirma Daniel Ek, diretor-presidente do Spotify, em nota. O executivo destaca que a empresa está bem posicionada para seguir crescendo em 2024 e vê boas tendências de lucro.

No 4T23, a empresa encerrou com 602 milhões de usuários mensais ativos, registrando um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Os usuários com assinaturas pagas também cresceram 15% no mesmo período, totalizando 236 milhões. O Spotify observou um crescimento nas margens de lucro devido ao melhor desempenho em músicas e podcasts.

Ao longo do ano, o Spotify registrou um prejuízo total de 532 milhões de euros, marcando um aumento de 23,7% nas perdas em comparação com 2022. As receitas da plataforma durante o período de janeiro a dezembro alcançaram 13,2 bilhões de euros, refletindo um aumento de 13% ao longo dos 12 meses. A empresa ressalta os ganhos de eficiência obtidos por meio da reestruturação realizada ao longo de 2023.

Para o primeiro trimestre do ano, o Spotify estima alcançar 618 milhões de usuários mensais ativos, com 239 milhões desses usuários possuindo assinaturas pagas. A projeção de receita é de 3,6 bilhões de euros, com um lucro operacional estimado em 180 milhões de euros durante os três primeiros meses do ano.

Spotify (SPOT): nova lei entra em vigor e ações sobem 3%

Spotify (SPOT), aplicativo norte-americano para streaming de músicas, viu suas ações na Nasdaq subirem 3,05%, por volta das 15h10 (horário de Brasília), cotadas a US$212,98, nesta quarta-feira (24). A razão da alta é a nova lei de concorrência que entrará em vigor nas próximas semanas.

Já o Spotify (S1PO34), os certificados de ações negociados na B3, subiam a 0,91%, por volta das 15h28 (horário de Brasília), cotadas a R$ 259,48.

Graças a nova lei, o Spotify (SPOT) começará a fazer ofertas de compras dentro do aplicativo. Segundo o Valor Econômico, essa ferramenta será disponibilizada em iPhones, smartphones desenvolvidos pela Apple (AAPL34), na União Europeia (UE), a partir de 7 de março. 

O Digital Markets Act da UE vai permitir que o Spotify realize essa oferta de compras dentro do aplicativo sem ter que pagar a comissão de 30% para a desenvolvedora Apple (AAPL34).