Mercado

Starbucks investe R$ 1 bi em centro de fabricação e distribuição

O projeto de maior investimento da marca fora dos EUA

A Starbucks, a famosa rede de cafeterias americana, anunciou nesta quarta-feira (20), a inauguração de um parque de inovação do café de 80 mil metros quadrados na China

Nesse sentido, a instalação será um centro de fabricação e distribuição dos insumos da Starbucks no país, que recebeu um investimento de cerca de R$ 1 bilhão.

Em resumo, a rede de cafeterias havia anunciado a criação do parque, em março de 2020, sendo assim, realizou duas rodadas adicionais de investimentos. O que representa o projeto de maior investimento da marca fora dos EUA

Desse modo, o parque fica localizado na cidade de Kunshan, a uma hora de Xangai. Sendo assim, o centro importa grãos verdes de arábica provenientes de mais de 30 países para torrar, embalar, armazenar e distribuir. 

A instalação foi concebida com a finalidade de se tornar o centro de produção e distribuição de café mais eficiente e sustentável da Starbucks em escala global.

Além disso, a rede de cafeterias planeja disponibilizar visitas abertas ao público neste local, oferecendo aos visitantes a oportunidade de acompanhar de perto o processo de produção de suas bebidas e participar de atividades de formação relacionadas ao café.

“Como um dos maiores mercados consumidores do mundo, a China apresenta enormes oportunidades para a Starbucks. O Coffee Innovation Park destaca a visão da Starbucks na elevação da cadeia de abastecimento através da digitalização e no avanço da nossa agenda de sustentabilidade, aumentando a nossa vantagem competitiva única à medida que aceleramos o nosso crescimento global”, disse Laxman Narasimhan, CEO da Starbucks Coffee Company.

Parceiros

Southrock mira em expansão de Starbucks e Subway, aponta Rizia

A Gestora Rizia emitiu um documento com o posicionamento referente a Southrock – grupo que gerencia marcas de varejo alimentar no Brasil, que está focado em um plano de expansão nas lojas da Starbucks e Subway.

Nesse sentido, o foco principal do plano de crescimento da Southrock é  exclusivamente as lojas da Starbucks; master franqueada da Subway; e única operadora da Eataly. 

Em seu plano de expansão, que já o coloca em um patamar relevante de atuação no país, com ênfase em mais de 200 lojas da Starbucks com operação direta e as mais de 1.500 lojas da Subway administradas sob o regime de master franqueador, sendo seu faturamento consolidado em 2022 superior a BRL 700MM, destaca a gestora.

Sob gestão da Rizia, a aquisição de ativos de crédito do grupo pela gestão foi realizada conforme a Política de Investimentos da gestora. 

No entanto, os ativos são constantemente monitorados sob as mais diversas óticas, como a atualização dos demonstrativos financeiros, acompanhamento de dados públicos, bureaus de crédito, dentre outros. 

A Rizia avalia que, até agora, não houve evidência de que um stress financeiro no grupo, sendo que nas operações internas a gestora observou que além de garantias bem constituídas, a total adimplência da Southrock, tendo a mesma inclusive liquidado uma parcela de ~BRL 1MM na data de 18/07/2023. Portanto, a gestora destaca que todas as operações do grupo estão adimplentes. 

“Estamos em contato próximo com a companhia e com seus advogados buscando as medidas cabíveis contra rumores que circularam em diferentes grupos”, destacou a Rizia.