A Starbucks apresentou ao mercado, um lucro líquido de US$ 1,05 bilhão no terceiro trimestre fiscal, encerrado em junho, uma queda de 7,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O lucro por ação diluído caiu de US$ 0,99 para US$ 0,93, alinhando-se com as expectativas do mercado americano.
Já o lucro operacional da Starbucks foi de US$ 1,52 bilhão, uma queda de 3,8% em relação ao ano anterior.
As receitas diminuíram 0,6% na mesma base de comparação, totalizando US$ 9,11 bilhões, abaixo das expectativas dos analistas que previam um faturamento de US$ 9,25 bilhões.
Receitas da Starbucks sobem
Na América do Norte, as receitas da Starbucks aumentaram 1,1%, atingindo US$ 6,82 bilhões. No mercado internacional, no entanto, houve uma queda de 6,6%, totalizando US$ 1,84 bilhão.
“Nossos esforços de eficiência, que estão superando as expectativas, compensam parcialmente os investimentos associados ao ambiente cauteloso do consumidor”, comentou a diretora financeira da Starbucks, Rachel Ruggeri, em carta aos acionistas.
A Starbucks registrou a abertura líquida de 526 novas lojas no terceiro trimestre fiscal, fechando o período com um total de 39.477 unidades.
Desse total, 52% são operadas pela própria empresa e 48% são licenciadas. Nos EUA e na China, estão 61% das lojas globais da empresa, com 16.730 e 7.306 unidades, respectivamente.
Além disso, o conselho de administração da Starbucks anunciou a distribuição de dividendos de US$ 0,57 por ação. O pagamento será realizado em 30 de agosto, com base na composição acionária de 16 de agosto.