Mercado

Subway acerta venda à Roark Capital por US$9,55 bi

Para que a quantia total seja desembolsada, a Subway deve cumprir metas financeiras

A Subway firmou um acordo de venda para a empresa de private equity Roark Capital por 9,55 bilhões de dólares. Após aceitar os termos de pagamento acordados com as duas famílias proprietárias da rede de sanduíches, conforme relatado por fontes. Esse acordo encerra uma extensa disputa que envolveu várias propostas concorrentes.

Essas condições, conhecidas como earn-out, postergam o pagamento de uma parcela do valor da transação, conforme fontes familiarizadas com a situação revelaram.

Nesse sentido, para que a quantia total seja desembolsada, a Subway deve cumprir metas financeiras específicas em um período determinado após a conclusão do acordo, detalharam as mesmas fontes.

Excluindo a componente earn-out, o negócio é avaliado em 8,95 bilhões de dólares, conforme informaram.

A Roark venceu a disputa no final contra o grupo liderado por TDR Capital e Sycamore Partners, que apresentou uma oferta final de 8,75 bilhões de dólares ou 8,25 bilhões de dólares excluindo o earn-out, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

Acordo da Subway

Os termos do acordo da Subway, que opera aproximadamente 37 mil restaurantes em mais de 100 países, não foram divulgados até o momento desta quinta-feira (24).

Esse acordo posicionará a Roark Capital como uma das maiores operadoras de restaurantes em escala global. A Roark Capital controla a Inspire Brands, detentora de diversas redes de restaurantes, como Jimmy John’s, Arby’s, Baskin-Robbins e Buffalo Wild Wings.

Apesar da cadeia de lanchonetes de sanduíches ter estimado uma arrecadação superior a 10 bilhões de dólares, devido à sua marca robusta e alcance internacional, as empresas de private equity responderam com uma avaliação inferior, argumentando que a saturação do mercado interno nos Estados Unidos influenciava seu valor.