Efeito dominó

Sucesso do Ozempic impacta desde mercado publicitário a PIB

Músico dono de hit publicitário faturou US$ 1 milhão, enquanto PIB da Dinamarca, sede da farmacêutica, cresceu 1,7% no 1TRI23

Ozempic
Ozempic / Foto: Divulgação

O impacto do sucesso do Ozempic, medicamento mais vendido para tratamentos de diabetes e popularizado, principalmente, para emagrecimento, vai além do incremento na farmacêutica Novo Nordisk – que movimentou R$ 3,7 bilhões no mercado privado ao longo do ano passado.

O uso surpreendente das canetas injetáveis levou a conta bancário do roqueiro David Paton a crescer consideravelmente: após 50 anos de sucesso da música “Magic”, o cantor foi convidado para regravar uma versão publicitária da canção, em que “Oh, oh, oh, it’s Magic” se tornou “Oh, oh, oh, Ozempic”.

Paton, a Sony Music Publishing e Novo Nordisk se recusaram a discutir os termos financeiros do acordo.

Três executivos da indústria musical, no entanto, disseram ao The New York Times que, provavelmente, o acordo valia sete dígitos para Paton, ou seja, pelo menos US$ 1 milhão.

O ‘jingle’ não é transmitido no Brasil devido às restrições impostas pela Anvisa em relação à publicidade de medicamentos.

Outros exemplos de impactos do Ozempic no mercado

O setor de alimentação também não ficou de fora quando o assunto é o impacto da popularização do Ozempic, mas, ao contrário da situação envolvendo o artista David Patson, o efeito foi negativo.

John Furner, CEO do Walmart, disse à Bloomberg que notou menos consumo de comida dos americanos que utilizam o medicamento.

Na outra ponta do efeito dominó, o PIB da Dinamarca, sede da farmacêutica Novo Nordisk, registrou alta de 1,7% no primeiro semestre de 2023.

Não fossem os resultados da Novo Nordisk, o cenário seria de queda de 0,3% da economia, segundo o Ministério da Economia dinamarquês.