SVN: governo “perdido” resultou em aumento de prêmios de risco

Na visão da SVN, é necessário uma melhora institucional para vislumbrar alguma reação nos ativos locais

Em sua carta mensal de dezembro, a SVN Gestão avaliou o novo governo, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como “completamente perdido”, o que resultou em um aumento dos prêmios de risco em praticamente todos os ativos brasileiros.

Segundo a equipe da SVN, o governo tem  “pessoas ruins em cargos chaves e cada dia uma baboseira maior dita por ministros extremamente fracos tecnicamente. O resultado disso é o que temos presenciado nos mercados: um aumento dos prêmios de risco praticamente em todos os ativos brasileiros”, apontou em carta.

Na visão da gestora, é necessário uma melhora institucional para vislumbrar alguma reação nos ativos locais. “Isso deve trazer mais volatilidade, mas também gerar oportunidades pontuais nos ativos brasileiros”, explicou a SVN.

“Foto” do Brasil continua positiva

“Como havíamos comentado em outras cartas, a foto do Brasil continua positiva quando olhamos alguns dados recentes da economia, como a própria relação dívida/PIB abaixo de 75%, desemprego baixo e a inflação mostrando números melhores a cada mês”, apontou a SVN.

Ainda assim, na visão da gestora, o problema maior continua sendo o “filme que mais parece ser de terror quando algum ministro do novo governo abre a boca”, disse a equipe da SVN.

Por outro lado, há pontos positivos, como a posição técnica e a contínua alocação de recursos por parte do investidor estrangeiro. “A entrada de recursos na Bolsa foi bastante relevante no ano de 2022 e continuou mesmo após as eleições”, observou a carta de gestão.

Movimentações de carteiras e fundos exclusivos da SVN

Dentre as carteiras administradas pela SVN, foi mantida a exposição em títulos públicos e privados indexados à inflação com juros reais ainda bem atrativos acima de 6%. “Aproveitamos a abertura dos juros para fazer alocações com juros reais acima de 8%”, disse a gestora. 

Ainda, a SVN manteve exposição em papéis pós fixados em CDI+ e % CDI de bancos com bom prêmio e excelente risco, na visão da gestora. 

Dentro da carteira de ações, a SVN manteve boa exposição a commodities e empresas defensivas, que geram caixa e têm poder de repasse de preços (pricing power). Ainda, a SVN adicionou outras empresas que se beneficiam da melhora local com valuation atrativo. 

No entanto, reduziu algumas posições em commodities metálicas com bom ganho e aumentou empresas locais que geraram oportunidades no mês e empresas de petróleo não estatais, sem entrar em detalhes de nomes. 

Por fim, a SVN relembrou os que segue quatro pilares fundamentais nos investimentos: perfil de risco adequado, horizonte de investimento, objetivo do investimento e diversificação.