A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), anunciou nesta quarta-feira (11), os nomes que irão compor a pasta. Gustavo Guimarães, que trabalhou no Ministério da Economia durante a gestão de Paulo Guedes, será o secretário-executivo do Planejamento.
Guimarães é servidor do Senado, especialista em estatística e doutor em Economia. Durante a gestão de Guedes, foi secretário especial adjunto da Fazenda e secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria. Ele havia deixado a pasta em janeiro do ano passado.
A Secretaria do Orçamento Federal (SOF) será chefiada por Paulo Bijos. Ele é consultor de orçamento e doutorando em ciência política pela UNB (Universidade de Brasília), já trabalhou com analista de planejamento orçamento na SOF, no controle externo do TCU e como conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo.
Leany Lemos será secretária de Planejamento. Para Tebet, Leany terá uma missão árdua, porque o resultado do planejamento vem a médio prazo. “Então, não espere resultados imediatos, mas já vai fazendo desde o primeiro dia, interferindo em decisões fundamentais, inclusive com a nossa Lei de Diretrizes Orçamentárias, nossa lei orçamentária anual e, a médio prazo, PPA”, disse a ministra.
Lemos é mestre e doutora pela UNB, tem pós-doutorado na Universidade de Oxford e Princeton, foi secretária de planejamento do governo do estado do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Já presidiu o BRDE (Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul) e é servidora de carreira do Senado Federal.
Por fim, a professora de comércio internacional Renata Amaral será secretária de Financiamento Externo e Integração Nacional. O economista Sérgio Firpo, professor do Insper, fará parte da equipe, mas Tebet não informou em qual área.
Tebet afirma que atuará com Haddad em arcabouço fiscal
Futura ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) afirmou que participará da construção do arcabouço fiscal para as contas públicas que substituirá o teto de gastos. Ao ser perguntada se participaria da construção do arcabouço junto com Haddad, Tebet resumiu ao responder: “sempre”.
Tebet afirmou que vai “trabalhar em harmonia” com Haddad e disse que o governo eleito é “participativo”. Quando tirou foto com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), logo depois de ser anunciada para o ministério, Simone chamou o futuro ministro da Fazenda para aparecer na imagem.