Altas da Bolsa

Tenda (TEND3): ações sobem 12% com previsão de aumento de guidances

Um novo cenário se abriu para a empresa diante das medidas anunciadas pelo governo federal para o setor de habitação social

Tenda (TEND3): Credit Suisse recomenda compra
Tenda (TEND3) / Foto: Divulgação

As ações da Tenda (TEND3) subiram 12,81%, cotadas a R$ 12,08, por volta das 15h35 (horário de Brasília) desta sexta-feira (15), por conta do aumento de guidances. Um novo cenário se abriu para a empresa diante das medidas anunciadas pelo governo federal para o setor de habitação social.

O CFO da Tenda, Luiz Maurício, durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23), que ocorreu nesta sexta-feira (15), afirmou que “em algum momento deve revisar esse guidance”.  A sinalização segue para abril, segundo o “InfoMoney”.

A mudança do RET 1 – Regime Especial de Tributação – foi um dos fatores aos quais Maurício atribuiu a mudança. Através da lei que instituiu o Minha Casa Minha Vida, garantiu o tributo de 1% para projetos de moradia de interesse social para a Faixa 1. 

Da mesma forma, os negócios também devem ter impulso do FGTS Futuro. Nos resultados trimestrais a Tenda conseguiu a redução do seu prejuízo para R$ 19,6 milhões, cerca de 87%.

Tenda (TEND3) recua 87,3% no prejuízo do 4TRI23, para R$ 19,6 mi

A Tenda (TEND3), empresa atuante no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), divulgou um prejuízo líquido de R$ 19,6 milhões no último trimestre, uma melhora significativa em relação ao prejuízo de R$ 155,1 milhões no mesmo período do ano anterior.

receita líquida da empresa teve um aumento de 19,6% no trimestre, atingindo R$ 754,9 milhões, enquanto a margem bruta registrou uma expansão de 11,3 pontos percentuais, chegando a 22,2%.

Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R$ 35,6 milhões, revertendo um valor negativo de R$ 69,2 milhões do ano anterior.

A margem Ebitda apresentou um crescimento expressivo de 15,7 pontos percentuais, totalizando 4,7%. O Ebitda ajustado foi de R$ 47,3 milhões, comparado ao valor negativo de R$ 54,2 milhões no mesmo período do ano anterior.

A empresa realizou lançamentos com um valor geral de vendas (VGV) de R$ 1,15 bilhão no trimestre, representando um aumento de 52,4%. As vendas líquidas também cresceram, atingindo R$ 842,4 milhões, um aumento de 25%.