Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto desabam nesta segunda-feira (13). Na sexta-feira (10), os títulos prefixados oscilaram.
Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,26%, com investimento mínimo de R$ 36,14. Na sexta-feira, a rentabilidade foi de 12,53%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,92%, abaixo dos 13,16% apresentados anteriormente. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, registra uma rentabilidade anual de 12,99%, ante 13,20% registrado anteriormente.
O Tesouro IPCA+ 2035 apresentou um desempenho negativo nesta segunda-feira. O título registra retorno de 6,33%, ante mesmo valor apresentado anteriormente. O título IPCA+ 2045 também registra um resultado negativo, gerando rentabilidade de 6,44%, ante 6,50% apresentado anteriormente.
O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior. O Silicon Valley Bank (SVB) terá auxílio financeiro do governo dos EUA para pagar integralmente os clientes que realizaram depósitos no banco. Fontes afirmaram ao jornal norte- americano “The Washington Post” que o governo ainda estuda a realização de uma grande intervenção para evitar uma nova pane no sistema financeiro.
Em nota conjunta divulgada pelo Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA), Tesouro e FDIC anunciaram que os consumidores do SVB poderão ser ressarcidos a partir desta segunda-feira.
No cenário local, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta segunda-feira que pretende apresentar nesta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao vice, Geraldo Alckmin (PSB), o projeto sobre o novo arcabouço fiscal.
De acordo com Haddad, a proposta já foi finalizada pelo Ministério da Fazenda e aguarda a última palavra do presidente Lula para poder divulgá-la ao público.
O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. A Coreia do Norte lançou dois mísseis de cruzeiro de um submarino no último domingo (12), anunciou a agência de notícias norte-coreana KCNA, poucas horas antes de exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.