Mercado

Tesouro Direto: títulos prefixados caem e IPCA+ avançam nesta sexta

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto sobem nesta sexta-feira (5)

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto, caíram e subiram, respectivamente, nesta sexta-feira (5). Na quinta (4), por sua vez, os títulos subiram.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 9,73%, com investimento mínimo de R$ 33,25, ante 9,74% do dia anterior. O Tesouro Prefixado 2029, por sua vez, entregava retorno de 10,31%, ante 10,53% apresentado anteriormente.

O Tesouro IPCA+ 2035 apresentou um resultado positivo nesta sexta. O título registrou retorno de 5,36% ante 5,35% reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045, por sua vez, registrou desempenho levemente positivo, gerando rentabilidade de 5,61% ante 5,55%, reportado na terça.

Fatores internos e externos influenciam Tesouro

Os títulos do Tesouro Direto são influenciados pelo cenário macroeconômico no Brasil e no exterior. O mercado financeiro reage à divulgação do Payroll no fim da manhã desta sexta-feira (5). O dado divulgado aponta que o mercado de trabalho norte-americano continua aquecido, com criação de vagas e aumento salarial acima do esperado em dezembro.

Os números levantam dúvidas sobre os próximos passos da política monetária na economia da maior potência mundial.

Em Wall Street, os índices têm uma performance positiva, enquanto os investidores reagem aos dados do Payroll.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. Os militares da Coreia do Sul condenaram o seu vizinho norte-coreano nesta sexta-feira (5), depois de Pyongyang ter disparado tiros de artilharia que caíram dentro de uma zona tampão marítima – faixa que separa as duas regiões geográficas inimigas – que há muito é um ponto de conflito entre os dois países.

A Coreia do Norte disparou mais de 200 tiros em duas horas na costa oeste, perto das ilhas Baengnyeong e Yeonpyeong, na Coreia do Sul, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS).