Tesouro Direto: prefixados desvalorizam nesta sexta-feira

Na última quinta-feira (22), os títulos prefixados do Tesouro Direto também caíram

Os títulos prefixados negociados no Tesouro Direto desvalorizam nesta sexta-feira (23). Na última quinta-feira (22), por sua vez, os títulos prefixados também caíram.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 10,42%, com investimento mínimo de R$ 31,13. O Tesouro Prefixado 2029, por sua vez, entregava retorno de 10,76%, ante 10,89% apresentado anteriormente. Já o Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, reportava uma rentabilidade anual de 10,93%, ante 11,02% registrado na quinta-feira.

O Tesouro IPCA+ 2035 apresentou um desempenho negativo nesta sexta-feira. O título registrou retorno de 5,29%, ante 5,33% reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045, por sua vez, reportou um resultado neutro, gerando rentabilidade de 5,61%, ante mesmo valor apresentado anteriormente.

Os títulos do Tesouro Direto são influenciados pelo cenário macroeconômico no Brasil e no exterior. No cenário local, os investidores continuam repercutindo a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que manteve a Selic, taxa básica de juros, em 13,75% ao ano, mas não trouxe sinalizações sobre quando haverá um corte nos juros.

Já no cenário político, o texto da reforma tributária foi apresentado à Câmara dos Deputados na noite da última quinta-feira e há previsão de que seja votado no começo de julho.

No exterior, o dia está sendo marcado por uma forte aversão aos riscos, com o mercado repercutindo novos indicadores econômicos negativos, que aumentaram a perspectiva de que uma recessão possa estar próxima.

Na Europa, alguns países divulgaram seus Índices Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços. Na zona do euro, o indicador caiu para o menor nível em cinco meses em junho, para 50,3, abaixo das expectativas do mercado. Os números também vieram abaixo das projeções na França e no Reino Unido.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. A Força Aérea da Ucrânia afirmou nesta sexta-feira que derrubou 13 mísseis de cruzeiro lançados pela Rússia em um ataque noturno contra uma base militar no oeste do país.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile