Os títulos prefixados negociados no Tesouro Direto permaneceram estáveis nesta terça-feira (16). Na última segunda-feira (15), por outro lado, os títulos recuaram.
Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 11,27%, com investimento mínimo de R$ 30,18. O Tesouro Prefixado 2029, por sua vez, entrega retorno de 11,66%, mesmo valor apresentado anteriormente. Já o Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, reporta uma rentabilidade anual de 11,69%, ante 11,67% registrado anteriormente.
Por outro lado, o Tesouro IPCA+ 2035 apresentou um desempenho negativo nesta terça-feira. O título registra retorno de 5,65%, ante 5,67% reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045, por sua vez, reporta um resultado positivo, gerando rentabilidade de 5,90%, ante 5,88% apresentado anteriormente.
Os títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no Brasil e no exterior. No cenário local, o arcabouço fiscal segue em foco após o relator do texto, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), incluir travas aos investimentos do governo federal. O parecer limita o valor que poderá ser destinado a investimentos adicionais a 70% do excedente da arrecadação.
Além disso, os investidores brasileiros repercutem o anúncio feito pela Petrobras (PETR3;PETR4) de que encerrou a política de preços de combustíveis baseada na paridade internacional.
Pela antiga regra, que estava em vigor desde 2016, o preço dos combustíveis no mercado interno precisava acompanhar, como um mecanismo automático, as oscilações internacionais, ou seja, não havia intervenção do governo para garantir preços menores.
Com essa mudança, a estatal deve adotar uma nova política que permita ao governo interferir nos preços.
No exterior, os investidores seguem com as atenções voltadas às negociações sobre a elevação do teto da dívida nos EUA. Há previsão de que o presidente Joe Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, tenham uma reunião nesta terça-feira para falar sobre o assunto.
O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. A Força Aérea da Ucrânia interceptou 18 mísseis lançados pela Rússia no país durante a madrugada desta terça-feira, segundo um general ucraniano no Telegram.