Tesouro Direto: prefixados e IPCA+ avançam nesta quinta-feira

Na quarta-feira, os títulos do Tesouro Direto caíram

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto sobem nesta quinta-feira (30). Na quarta-feira (29), os títulos caíram.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,11%, com investimento mínimo de R$ 36,49. Na quarta-feira, a rentabilidade foi de 11,97%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,78%, acima dos 12,63% apresentados anteriormente. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, registra uma rentabilidade anual de 12,91%, ante 12,78% registrado anteriormente.

O Tesouro IPCA+ 2035 apresenta um desempenho positivo nesta quinta-feira. O título registra retorno de 6,16%, ante 6,09% reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045 também registra um resultado positivo, gerando rentabilidade de 6,34%, ante 6,27% apresentado anteriormente.

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior. O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA cresceu ao ritmo anualizado de 2,6% no quarto trimestre de 2022, segundo dados finais publicados nesta quinta-feira pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou abaixo da projeção de analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de alta de 2,7%.

No cenário local, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apresentou a nova proposta do arcabouço fiscal. A regra fiscal era muito aguardada pelo mercado e foi destrinchada, em detalhes, durante coletiva de imprensa concedida pelo ministro na manhã desta quinta-feira.

“O que norteou? Desde o começo, o presidente Lula tem emitido sinais que ao longo dos seus oito anos de governo ele sempre procurou compatibilizar responsabilidade social com fiscal. Durante a campanha de 2022, repetiu que a gestão pública precisa ter seriedade para com os trabalhadores e famílias para organizem suas vidas a partir de regras claras. Regras que sejam convincentes e crívieis”, disse.

A proposta para a nova âncora fiscal prevê limitar o crescimento dos gastos a 70% da receita. Além disso, o projeto traz regras de gasto combinadas com metas de superávit primários e mecanismos de ajuste, em caso de não atendimento dessas metas.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. A Justiça russa decretou nesta quinta-feira dois meses de detenção provisória para o jornalista americano Evan Gershkovich, do veículo “The Wall Street Journal”, acusado de “espionagem”.