Tesouro Direto: prefixados e IPCA+ recuam nesta quarta-feira

Na terça-feira (11), os títulos do Tesouro Direto também desvalorizaram

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto desvalorizam nesta quarta-feira (12). Na terça-feira (11), os títulos também caíram.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 11,69%, com investimento mínimo de R$ 37,00. Na terça-feira, a rentabilidade foi de 11,67%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,30%, abaixo dos 12,31% apresentados anteriormente. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, registra uma rentabilidade anual de 12,43%, ante 12,47% registrado anteriormente.

O Tesouro IPCA+ 2035  apresenta um desempenho negativo nesta quarta-feira. O título registra retorno de 6,10%, ante 6,12% reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045 também registra um resultado negativo, gerando rentabilidade de 6,22%, ante 6,25% apresentado anteriormente.

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior. Os investidores estão repercutindo a divulgação do CPI (índice de preços ao consumidor) nos EUA. O índice subiu 0,1% em março na comparação com fevereiro, após alta de 0,4% no mês anterior, segundo dados revelados nesta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho dos EUA. A inflação atingiu 5,0% no acumulado em 12 meses.

Os números ficaram abaixo do que era esperado pelos especialistas. O consenso Refinitiv tinha a expectativa de alta de 0,2% em março na comparação com fevereiro. A projeção para 12 meses era de 5,2%.

Além disso, o Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano) divulgou nesta quarta-feira (12) a ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês). De acordo com documento, muitos integrantes da instituição monetária chegaram à reunião dos últimos dias 21 e 22 de março acreditando que seria apropriado manter a taxa de juros estável, mas optaram por mais uma alta.

Segundo a ata, alguns diretores do Fed observaram que interromper o ciclo de alta dos juros permitiria mais tempo para o FOMC avaliar os efeitos econômicos dos recentes desenvolvimentos do setor bancário e do aperto da política monetária.

Apesar disso, esses mesmos participantes também julgaram apropriado aumentar a taxa em 0,25 ponto percentual por conta do compromisso de reduzir a inflação para a meta de 2% de longo prazo.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. Taiwan disse nesta quarta-feira que conseguiu que a China reduzisse drasticamente seu plano de fechar o espaço aéreo ao norte da ilha, evitando maiores interrupções nas viagens em um período de alta tensão na região devido aos exercícios militares do país asiático.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile