Os títulos negociados no Tesouro Direto avançam nesta quarta-feira (19). Na última terça-feira (18), os títulos do Tesouro Direto também valorizaram.
Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,00%, com investimento mínimo de R$ 36,80. Na terça-feira, a rentabilidade foi de 11,87%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,55%, acima dos 12,33% apresentados anteriormente. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, reporta uma rentabilidade anual de 12,65%, ante 12,42% registrado anteriormente.
O Tesouro IPCA+ 2035 apresenta um desempenho positivo nesta quarta-feira. O título registra retorno de 6,07%, ante 6,02% reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045 também reporta um resultado positivo, gerando rentabilidade de 6,15%, ante 6,12% apresentado anteriormente.
Os títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no Brasil e no exterior. Lá fora, os agentes financeiros estão preocupados com a probabilidade de altas nos juros de economias desenvolvidas depois de resultados de inflação na Europa.
Nesta quarta-feira, ainda será divulgado o Livro Bege, sumário de opiniões que embasa as decisões monetárias do Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano).
No cenário local, os investidores estão avaliando e repercutindo os detalhes do novo arcabouço fiscal, entregue na última terça-feira ao Congresso Nacional.
O texto final do marco fiscal contém uma lista com mais de dez itens que vão ficar de fora dos limites de gastos, a exemplo do que já previa o teto de gastos, abrindo mais espaço para gastos que ficarão condicionados às balizas orçamentárias da nova regra.
De acordo com o “Valor Econômico”, ficam de fora do limite de despesas realizadas por meio de crédito extraordinário, transferências constitucionais a estados e municípios, precatórios do Fundef, precatórios parcelados, transferências a fundos dos estados e municípios para cumprimento dos pisos de enfermagem e gastos com estatais.
O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. Os EUA pediram nesta quarta-feira à Turquia e à Hungria que ratifiquem rapidamente a adesão da Suécia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que está bloqueada há meses devido a uma série de disputas com os dois países.