Os títulos prefixados negociados no Tesouro Direto recuam nesta terça-feira (28). Na segunda-feira (27), os títulos, tanto prefixados quanto IPCA+, também caíram.
Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,06%, com investimento mínimo de R$ 36,52. Na segunda-feira, a rentabilidade foi de 11,99%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,73%, abaixo dos 12,78% apresentados anteriormente. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, registra uma rentabilidade anual de 12,92%, ante 13,01% registrado anteriormente.
O Tesouro IPCA+ 2035 apresenta um desempenho positivo nesta segunda-feira. O título registra retorno de 6,17%, ante 6,15% reportado anteriormente. Já o título IPCA+ 2045 registra um resultado neutro, gerando rentabilidade de 6,34%, mesmo valor apresentado anteriormente.
O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior. Os investidores estão à espera da sabatina do vice-presidente de supervisão do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA), Michael Barr, perante o Comitê Bancário do Senado. Ele falará sobre as recentes falências de bancos e a resposta dos reguladores federais.
No cenário local, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) divulgou nesta terça-feira a ata da sua última reunião – encerrada em 22 de março e que decidiu pela manutenção da taxa Selic (taxa básica de juros) em 13,75%. No documento, o Comitê diz que a apresentação do novo arcabouço pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode auxiliar a diminuir a inflação de forma indireta.
“O Copom enfatizou que não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a apresentação do arcabouço fiscal, uma vez que a primeira segue condicional à reação das expectativas de inflação, às projeções da dívida pública e aos preços de ativos”, disse a ata.
“No entanto, o Comitê destaca que a materialização de um cenário com um arcabouço fiscal sólido e crível pode levar a um processo desinflacionário mais benigno através de seu efeito no canal de expectativas, ao reduzir as expectativas de inflação, a incerteza na economia e o prêmio de risco associado aos ativos domésticos”, acrescentou o BC.
O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta terça-feira que uma frota naval disparou mísseis antinavio contra um alvo simulado no Mar do Japão durante exercícios militares. As manobras acontecem uma semana depois de o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, visitar a Ucrânia.