Tesouro direto: prefixados sobem e IPCA+ recuam nesta terça-feira

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto apresentaram resultados mistos nesta terça-feira (15)

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto apresentaram resultados mistos nesta terça-feira (15). Na última segunda (14), por sua vez, os títulos avançaram.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 10,05%, com investimento mínimo de R$ 31,84. O Tesouro Prefixado 2029, por sua vez, entregava retorno de 10,80%, ante 10,74% apresentado anteriormente.

O Tesouro IPCA+ 2035 apresentou um desempenho negativo nesta terça. O título registrou retorno de 5,14%, ante 5,15% reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045, por sua vez, reportou um resultado negativo, gerando rentabilidade de 5,40%, ante 5,41% apresentado na última segunda.

Os títulos do Tesouro Direto são influenciados pelo cenário macroeconômico no Brasil e no exterior. Os investidores brasileiros acompanham o pessimismo do exterior, com investidores repercutindo dados abaixo do esperado da economia chinesa.

Nos EUA, o mercado reage aos dados decepcionantes da China e ao corte surpreendente nas taxas do banco central do país. 

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. A Polônia deve realizar seu maior desfile militar em décadas nesta terça-feira (15), em uma flexão do músculo defensivo que ocorre quando as tensões aumentam na fronteira entre a nação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e Belarus, importante aliada da Rússia.