Tesouro Direto: títulos apresentam alta nesta sexta-feira

Tanto os prefixados quanto títulos IPCA+ têm tendência de alta

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto tiveram alta nesta sexta-feira (10) e entregam rentabilidade maior do que o registrado na quinta-feira (09). 

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,62%, com investimento mínimo de R$ 36,92. Na quinta-feira, a taxa estava em 12,57%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,76%, acima dos 12,71% apresentados no dia anterior. Já o Prefixado 2033, com juros semestrais, oferece 12,84%, tendo alta em relação aos 12,78% registrados anteriormente. 

Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045 apresentaram estabilidade nesta sexta-feira. Os títulos registraram retorno de 5,70%, mesmo valor registrado na quinta-feira. O Tesouro IPCA+ 2055 apresentou desempenho positivo nesta sexta-feira, gerando rentabilidade de 5,83%, ante 5,82%.

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior e no Brasil. Os investidores repercutem a divulgação do CPI (Índice de Preços ao Consumidor) nos EUA. O índice avançou 1,0% em maio ante abril, uma forte aceleração em relação à alta de 0,3% no mês anterior e superando a previsão de analistas consultados pela Refinitiv, que estimavam avanço de 0,7%.

No Brasil, os agentes financeiros repercutem a divulgação das vendas no varejo em abril. O índice apontou alta de 0,9%% na comparação com o mês de março, segundo dados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio).

Também está sendo repercutido o novo preço das ações da Eletrobras, agora privatizada. O valor da oferta dos papéis foi definido em R$42,00.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. Na última quinta-feira, o presidente russo Vladimir Putin comparou-se ao czar Pedro, o Grande,  tentando relacionar o passado imperial da Rússia à atual campanha militar na Ucrânia. “Pedro, o Grande, travou a Grande Guerra do Norte por 21 anos. Parece que ele estava em guerra com a Suécia, que ele tirou algo deles. Ele não tirou nada deles, ele recuperou (o que era da Rússia)”, declarou Putin.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile