Tesouro Direto: títulos apresentam baixa nesta segunda-feira

Tanto os prefixados quanto títulos IPCA+ têm resultados negativos nesta segunda-feira (20)

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto registraram queda nesta segunda-feira (20) e entregam rentabilidade menor do que o registrado na sexta-feira (17). 

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,53%, com investimento mínimo de R$ 37,08. Na sexta-feira, a taxa estava em 12,64%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,63%, abaixo dos 12,77% apresentados na sexta-feira. Já o Prefixado 2033, com juros semestrais, oferece 12,78%, tendo baixa em relação aos 12,96% registrados anteriormente. 

Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045 apresentaram baixa nesta segunda-feira. Os títulos registraram retorno de 5,67%, valor abaixo dos 5,68% registrados na sexta-feira. O Tesouro IPCA+ 2055 também apresentou desempenho negativo nesta segunda-feira, gerando rentabilidade de 5,81%, ante 5,82%.

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior e no Brasil. Na Europa, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, citou nesta segunda-feira (20) a possibilidade de novos aumentos da taxa de juros da zona do euro nas próximas reuniões do comitê de política monetária para conter a inflação do bloco europeu. 

Nos EUA, o Bank of America (BofA) estima que há 40% de risco dos EUA entrarem em recessão no ano que vem, em meio à combinação de um crescimento econômico fraco e uma inflação persistentemente elevada no país.

Em relatório, o banco afirma que o Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano) demorou para agir contra a inflação.

No Brasil, agentes financeiros repercutem a notícia de que José Mauro Ferreira Coelho renunciou ao cargo de presidente da Petrobras (PETR4). A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira. 

Ainda nesta segunda-feira foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), que acelerou a 0,91% na segunda quadrissemana de junho, após 0,79% na primeira leitura. A informação foi divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador acumula alta de 10,58% em 12 meses. 

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (20) que espera que a Rússia intensifique os ataques esta semana”, a poucos dias do debate entre os 27 países da União Europeia (UE) sobre a candidatura de Kiev ao bloco.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile