Os títulos negociados no Tesouro Direto apresentam baixa nesta sexta-feira (27). Tanto os prefixados quanto os títulos IPCA+ entregam rentabilidade menor do que o registrado na quinta-feira (26).
Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,16%, com investimento mínimo de R$ 37,13. Na quinta-feira (26), a taxa estava em 12,20%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,11%, abaixo dos 12,19% registrados no dia anterior. Já o Prefixado 2033 com juros semestrais oferece 12,35%, tendo baixa em relação aos 12,41% registrados anteriormente.
Os títulos IPCA+ também apresentam baixa nesta sexta-feira. Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045 registraram retorno de 5,68%, menos do que os 5,69 % registrados no dia anterior. O Tesouro IPCA+ 2055 não apresentou oscilação nesta sexta-feira, gerando rentabilidade de 5,77%, mesmo valor registrado anteriormente.
O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no Brasil e no exterior. Nos EUA, o núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu 0,3% em abril na base de comparação mensal, conforme dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento de Comércio. Na comparação anual, a alta do núcleo foi de 4,9%. O indicador é uma das principais referências para a definição das políticas do Fed (Federal Reserve – o Banco Central norte-americano).
No Brasil, os investidores repercutem a última pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022 feita pelo Instituto Datafolha, divulgada na noite de quinta-feira. A pesquisa mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% dos votos válidos e ganharia a eleição no 1º turno, já que teria a maioria dos votos. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 30% dos votos válidos.
A rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto ainda são influenciados pelos dados da economia chinesa. Segundo o Escritório Nacional de Estatística (NBS, na sigla em inglês), o lucro das maiores empresas industriais da China sofreu queda anual de 8,5% em abril.
O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. Nesta sexta-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que a Ucrânia precisa dialogar com o presidente russo Vladimir Putin. Zelensky relatou que tentou marcar diversas vezes um encontro com Putin, buscando acabar com a guerra entre as duas nações, mas não obteve sucesso.