Mercado

Tesouro Direto: títulos prefixados e IPCA+ avançam nesta quarta

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto avançaram nesta quarta-feira (7)

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto avançaram nesta quarta-feira (7). Na terça (6), os títulos recuaram.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2027 oferecia rentabilidade anual de 9,90%, com investimento mínimo de R$ 30,46, ante 9,87% do dia anterior. O Tesouro Prefixado 2031, por sua vez, entregava retorno de 10,65%, ante 10,60% apresentado anteriormente.

O Tesouro IPCA+ 2035 apresentou resultado de estabilidade nesta quarta. O título registrou retorno de 5,56%, o mesmo reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045, por sua vez, caiu, gerando rentabilidade de 5,71%, o mesmo reportado na terça.

Fatores internos e externos influenciam Tesouro

Os títulos do Tesouro Direto são influenciados pelo cenário macroeconômico no Brasil e no exterior. Os investidores locais observam a queda brusca das ações preferenciais e ordinárias do Bradesco (BBDC4, BBDC3) que lideram as perdas, com -14%, após balanço do 4T23 considerado decepcionante. Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) sobem com avanço das commodities.

Em Wall Street o patamar positivo prevalece. O índice de referência S&P 500 atingiu um novo pico recorde, conforme investidores avaliavam balanços corporativos e monitoram pistas sobre as perspectivas de corte na taxa de juros norte-americano.

O cenário geopolítico também reflete nos títulos do Tesouro Direto. O conflito no Oriente Médio começa a dar sinais mais concretos de trégua. As autoridades israelenses estavam “analisando atentamente” uma nova proposta de trégua em Gaza apresentada por negociadores do Catar, disse um porta-voz do governo na quarta-feira (7).

“Recebemos uma atualização, recebemos uma notificação dos negociadores do Catar. Estamos analisando. O Mossad está analisando atentamente o que nos foi apresentado”, afirmou o porta-voz Avi Hyman aos repórteres, repetindo uma declaração feita da noite de terça-feira (6)

O Hamas apresentou uma contraproposta que propõe três fases, cada uma com a duração de 45 dias. A proposta incluiria a retirada das tropas israelenses de Gaza, um grande esforço humanitário e a liberdade de movimentação das pessoas em toda a Faixa de Gaza.