Tesouro Direto: títulos registram alta nesta sexta-feira

Os prefixados e os títulos IPCA+ têm resultados positivos nesta sexta-feira (24)

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto subiram nesta sexta-feira (24) e entregam rentabilidade maior do que o registrado na quinta-feira (23).

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,55%, com investimento mínimo de R$ 37,13. Na quinta-feira, a taxa estava em 12,36%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,66%, acima dos 12,54% apresentados na quinta-feira. Já o Prefixado 2033, com juros semestrais, oferece 12,85%, tendo alta em relação aos 12,74% registrados anteriormente. 

Os Tesouros IPCA+ 2035 e 2045 apresentaram alta nesta sexta-feira. Os títulos registraram retorno de 5,76%, valor acima dos 5,72% registrados na quinta-feira. O Tesouro IPCA+ 2055 também apresentou desempenho positivo nesta sexta-feira, gerando rentabilidade de 5,93%, ante 5,90%.

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior e no Brasil. Os investidores esperam ansiosamente as declarações que serão feitas nesta sexta por dirigentes do BCE (Banco Central Europeu), do BoE (Banco da Inglaterra) e do FED (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano). 

Na quinta-feira, o presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA deve ser “bem forte” no segundo semestre deste ano, apesar do forte aperto monetário.

No Brasil, os agentes financeiros repercutem a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que subiu 0,69% em junho na comparação mensal, ficando 0,10 ponto percentual acima da taxa registrada em maio (0,59%). A pesquisa foi divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira.

O resultado do IPCA-15 foi levemente superior aos 0,62% esperados pelos especialistas.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. Na quinta-feira, os países da União Europeia (UE) acordaram conceder a Ucrânia e Moldávia o estatuto de candidatos à adesão ao bloco. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile