O Tik Tok foi multado em € 12,7 milhões de libras por violações da privacidade de dados, no Reino Unido. De acordo com o Information Commissioner’s Office, a empresa não fez um controle adequado para evitar a presença de menores de idade na plataforma.
A entidade encontrou dados pessoais de crianças de 13 anos no Tik Tok, usando o serviço sem consentimento dos pais, indo contra os termos de serviço de uso da companhia. A agência afirma que a plataforma “deveria ter feito mais para evitar isso, e que a multa aplicada reflete em sérios riscos impactos que as violações podem ter causado”.
Não bastando a punição no Reino Unido, a Austrália anunciou que vai banir o TikTok de todos os dispositivos digitais do governo, seguindo disposições semelhantes dos Estados Unidos e outros países que alegaram preocupações em torno de segurança de dados.
Meta (M1TA34) é multada em 390 milhões de euros; entenda
A Comissão de Proteção de Dados (DPC, pela sigla em inglês), órgão regulador de privacidade da União Europeia (UE), anunciou no começo de janeiro que multou a Meta Platforms (M1TA34) em 390 milhões de euros, segundo o Dow Jones Newswires.
O órgão decidiu que a companhia não pode usar seus contratos com usuários do Facebook e do Instagram para justificar o envio de anúncios com base em suas atividades online.
A Meta, que é controladora de ambas as plataformas de redes sociais, disse que pretende apelar da decisão, que argumentou que a companhia violou as leis de privacidade da UE ao afirmar que os anúncios são necessários para executar contratos com os usuários.
TikTok se torna rede social mais valiosa do mundo
O TikTok se tornou a marca de rede social mais valiosa do mundo em 2023, de acordo com ranking da consultoria Brand Finance. A rede da ByteDance teve uma alta de 11,4% no seu valor em comparação com o ano passado. Assim, a companhia chinesa acabou desbancando o Facebook (M1TA34) e outras redes sociais.
Em contrapartida, a empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% do seu valor ante 2022. Atualmente, a marca TikTok está avaliada em US$ 65,69 bilhões, frente US$ 58,98 bilhões no último ano.
Além de ser o primeiro no segmento de redes sociais, o TikTok atualmente ocupa o 10° lugar de marca mais valiosa do mundo no ranking geral.