Mercado

TikTok realiza demissões na operação dos EUA

Cerca de 60 funcionários são afetados, majoritariamente nas áreas de vendas e publicidade, em meio a um cenário de ajustes no setor de tecnologia

A plataforma de compartilhamento de vídeos TikTok comunicou ao mercado, nesta terça-feira (23), a demissão de aproximadamente 60 funcionários, principalmente de suas divisões de vendas e publicidade. O movimento integra um esforço para reduzir custos, situando a empresa entre as últimas do setor tecnológico a realizar cortes de pessoal nas últimas semanas.

Nesse sentido, as demissões foram atribuídas pelo porta-voz do TikTok, a uma reorganização de rotina, afetando postos de trabalho em Los Angeles, Nova York, Austin e outras localidades fora dos EUA. Uma reunião geral está programada esta terça-feira (23), para organizar as demissões.

Ao todo, a controladora do TikTok, a ByteDance, com sede na China, emprega mais de 150.000 pessoas globalmente. O TikTok, destaca-se como um dos aplicativos mais populares nos Estados Unidos e mantém cerca de 7.000 funcionários no país.

De acordo com o site layoffs.fyi, que acompanha as demissões no setor de tecnologia, mais de 10.000 empregos foram eliminados em 2024, seguindo um ano de 2023 marcado por cortes significativos no setor, com cerca de 260.000 postos de trabalho eliminados – o maior número desde os desligamentos em massa provocados pela pandemia. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, referiu-se a 2023 como “o Ano da Eficiência”, e a onda de cortes de custos continua em curso.

Tiktok e economia: como Geração Z impulsionou campanha Milei 

Na Argentina, uma nova geração – a chamada Geração Z – está desempenhando um papel significativo nas eleições presidenciais. A crise argentina de 2001, marcada por convulsões políticas, econômicas e sociais, ainda está na memória de muitos argentinos, mas essa nova geração que era muito jovem na época, ou sequer havia nascido, está moldando o cenário eleitoral atual.

Essa nova geração, que não vivenciou diretamente a crise de 2001, tem se destacado por delinear o cenário político na Argentina, apoiando um candidato que promete uma mudança significativa na economia do país. É o que aponta a reportagem da BBC Brasil.

Javier Milei, um candidato presidencial que se autodenomina “anarcocapitalista” e promete cortes profundos nos gastos sociais e subsídios, venceu nas eleições primárias e atraiu a atenção da Geração Z. Muitos jovens eleitores descobriram Milei por meio de programas de televisão e, especialmente, do TikTok.

Nas eleições primárias, Milei saiu vitorioso em 16 das 24 províncias argentinas e agora é considerado o favorito para a presidência. Os jovens eleitores, entre 18 e 21 anos, demonstraram seu apoio a Milei em uma carreata, e muitos deles afirmaram que o conheceram através do TikTok.

Para esses jovens, Milei representa uma esperança de mudança após anos de governos que consideram terem “destruído” o país, com problemas econômicos, inflação e falta de oportunidades. A inflação atingiu 138,3% nos últimos 12 meses até agosto, e 46,8% dos eleitores da Geração Z e Y estão vivendo na pobreza.

A economia e a segurança pública são os principais fatores para a maioria dos eleitores na Argentina. A situação econômica precária, com alta inflação e aumento da pobreza, parece ser o principal motivo pelo qual a Geração Z apoia Milei, que promete mudanças radicais.