Tim (TIMS3): Lucro mais do que dobra e atinge R$ 638 mi no 2T23

Segundo a operadora, o resultado foi impulsionado pelo crescimento da receita e melhor controle de custos e redução da carga de despesas

A TIM (TIMS3) reportou ao mercado na noite desta segunda-feira (31) o balanço de resultados do segundo trimestre de 2023 (2T23), em que apresentou um aumento de 104% no lucro líquido normalizado frente ao mesmo período no ano passado, saindo de R$ 313 milhões para R$ 638 milhões.

Nesse sentido, a Tim registrou um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) normalizado de R$ 2,914 bilhões, que representa uma alta anual de 17,2%. Resultando em uma elevação da margem Ebitda normalizada de 3,4 p.p. (pontos percentuais), para 49,7%.

De acordo com a operadora, o destaque em desempenho nos resultados da companhia foi a receita de serviços, junto a um melhor controle de custos e redução da carga de despesas, especialmente com o encerramento do TSA.

A receita líquida da Tim, por sua vez, somou R$ 5,863 bilhões entre abril e junho deste ano, crescimento de 9,2% na comparação com igual etapa de 2022.

“O resultado mais uma vez foi impulsionado pelos resultados positivos registrados nas principais linhas: (i) Receita de Serviço Móvel (+9,7% A/A), devido ao sólido desempenho nos segmentos Pós-pago e Pré-pago, suportados por uma abordagem estratégica com foco na geração de valor, e parcialmente impactada no comparativo anual pela aquisição dos ativos móveis da Oi (uma vez que a integração dos ativos se iniciou no dia 1º de maio de 2022)”, explica a Tim.

A receita de serviços atingiu R$ 5,695 bilhões no segundo trimestre, isto é, um aumento de 9,5% em relação ao mesmo trimestre de 2022.

Os custos e despesas operacionais normalizados somaram R$ 2,949 bilhões no 2T23, um crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2022.

Em contrapartida, o resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 426 milhões nesse período, uma redução de 3% sobre as perdas financeiras do segundo trimestre do ano passado.

Entre abril e junho, a Tim investiu, ao todo, R$ 926 milhões, o que representa um recuo de 11,8% em comparação ao mesmo trimestre de 2022.

Tim e Apple

A TIM Brasil e a Apple anunciaram nesta quinta-feira (27) uma parceria comercial que vai permitir aos clientes da operadora acesso a serviços e até descontos na aquisição das últimas versões do iPhone.

Com o acordo, a TIM Brasil se tornou a terceira operadora parceira comercial da Apple, junto com Verizon e AT&T, que atuam no exterior.

Segundo a Apple, os clientes da TIM Brasil terão acesso aos serviços da Apple One, que reúne as assinaturas do Apple Music, Apple TV, iCloud (de armazenamento de dados na nuvem) e Arcade, voltada para jogos de videogame.

Hoje, os valores do Apple One variam entre R$ 34,90 e R$ 79,90, a depender do plano escolhido pelo usuário. Mas os clientes da TIM Brasil deverão pagar valores menores, que ainda não foram anunciados.

Segundo o jornal “O Globo”, a Tim também vai ofertar descontos de quase 50% nos modelos de smartphones mais novos da Apple, do iPhone 13 e iPhone 14, durante 90 dias.

 

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