O WhaleFarm, um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi), sofreu um ataque na madrugada desta quarta-feira (30) que zerou suas posições e culminou na total desvalorização do token. Cerca de US$ 2,2 milhões – aproximadamente R$ 10,8 milhões na cotação de hoje – foram apagados do protocolo.
De acordo com a publicação da conta CryptoWhale, primeira a anunciar o ocorrido, o WhaleFarm teve seus fundos roubados e, em seguida, começou a se desvalorizar.
O ataque, no entanto, teria vindo de dentro. Segundo o CriptoFácil, a suspeita é de que a própria equipe do DeFi teria desviado o dinheiro do projeto. Hoje, as principais contas do WhaleFarm e o canal oficial no Telegram foram apagados. Os sinais são de ‘exit scam’, quando os fundadores do projeto captam recursos e fogem com o dinheiro dos investidores.
O WhaleFarm foi lançado no início deste mês com altas expectativas e promessas: o rendimento chegava a 7.217.848% de juros compostos – volume exageradamente elevado.
Agora com as contas apagadas, e com a identidade da equipe do projeto desconhecida, as investigações deverão se arrastar para localizar e autuar os culpados.