Apesar de a Toyota Motor ter alcançado um lucro recorde no trimestre de abril a junho deste ano, os fornecedores essenciais do grupo enfrentam desafios significativos, incluindo aumentos de custos e cortes de produção devido a uma série de escândalos de certificação.
O lucro operacional consolidado da montadora para o período atingiu um recorde de 1,3 trilhão de ienes (US$ 8,9 bilhões), conforme divulgado pela empresa na quinta-feira (1).
“As paralisações de produção colocaram um fardo financeiro sobre fornecedores e revendedores”, afirmou Masahiro Yamamoto, chefe de contabilidade da Toyota, durante a conferência de resultados.
Ele reconheceu que, embora os escândalos de certificação tenham afetado apenas de forma moderada os lucros do grupo, o impacto sobre os fabricantes de peças tem sido considerável.
Investimento em recursos humanos
A maior montadora do Japão anunciou um aumento significativo no investimento em recursos humanos, incluindo suporte aos fornecedores, elevando o valor de 380 bilhões de ienes para cerca de 430 bilhões de ienes neste ano fiscal.
A Toyota também continuará a cobrir os crescentes custos de mão de obra e energia dos fornecedores no segundo semestre do ano fiscal, que se encerra em março, assim como fez no primeiro semestre.
A maior montadora do Japão anunciou um acréscimo de 50 bilhões de ienes no investimento em recursos humanos e suporte a fornecedores, elevando o total de 380 bilhões de ienes inicialmente previstos.
A companhia manterá seu compromisso de cobrir os aumentos nos custos de mão de obra e energia dos fornecedores também no segundo semestre do ano fiscal, que se encerra em março, seguindo a mesma abordagem adotada no primeiro semestre.
Suspensões de remessas
Na quarta-feira (31), foram identificados mais sete modelos como não conformes, resultando em novas suspensões de remessas. A Toyota também tem outros modelos aguardando avaliação de autoridades internacionais para verificar a conformidade com os padrões exigidos. O escândalo pode se expandir ainda mais.
Problemas no controle de qualidade também impactaram a Toyota, como evidenciado por um defeito nas portas do Prius, que levou a um recall e à suspensão da produção por cerca de dois meses a partir de abril.
No entanto, apesar desses desafios, a Toyota conseguiu manter um desempenho robusto em termos de lucros e volumes de produção, superando as dificuldades comparáveis à crise financeira global de 2008 e aos recalls extensivos de 2009 e 2010.
A Toyota enfrentou uma perda operacional consolidada de 461 bilhões de ienes no ano encerrado em março de 2009 e um lucro contábil reduzido para 147,5 bilhões de ienes no ano fiscal seguinte.
Neste ano fiscal, a montadora projeta um lucro de 4,3 trilhões de ienes, o que representa uma queda de 20% em relação ao ano anterior, mas ainda assim uma significativa recuperação em comparação com os resultados negativos dos anos anteriores.
Produção da Toyota deve aumentar 40%
A produção da Toyota está prevista para crescer 40% neste ano fiscal, atingindo 10 milhões de veículos, em comparação com aproximadamente 7 milhões de veículos no ano encerrado em março de 2010.
Em resposta aos escândalos, a Toyota reduziu seu limite diário de produção doméstica de 14.500 para 14.000 veículos, visando proporcionar mais tempo para as fábricas.
“Do ponto de vista do lucro, a verdade é que realmente queremos que eles façam mais”, disse um executivo de uma fabricante de peças na prefeitura de Aichi, no centro do Japão, lar da Toyota. Resta saber se a Toyota pode repassar os benefícios de seu forte desempenho aos fornecedores.