Mercado

Trump Media: ações caem 6,35% após condenação por fraude

Donald Trump possui uma participação majoritária na TMTG, controladora de sua plataforma de mídia social, a Truth Social

Donald Trump, ex-presidente dos EUA, foi condenado por fraude contábil
Foto: Caio Guatelli/Fotos Publicas

As ações da Trump Media & Technology Group (TMTG) passaram a cair após a notícia de condenação do ex-presidente dos EUA por fraude contábil.

Por volta das 12h30 (horário de Brasília), os papéis da companhia recuavam 6,35%, cotados a US$ 48,55.

Donald Trump possui uma participação majoritária na TMTG, controladora de sua plataforma de mídia social, a Truth Social. Ele se tornou, na quinta-feira (30), o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado por um crime.

Novamente candidato à presidência, Trump foi considerado culpado de fraude contábil por esconder um pagamento de US$ 130 mil destinado a silenciar a atriz pornô Stormy Daniels durante a eleição de 2016, na qual ele venceu a democrata Hillary Clinton.

De acordo com a acusação, o pagamento foi utilizado para ocultar a relação com Daniels e, assim, influenciar o processo eleitoral.

A decisão unânime do júri, composta por 12 membros, foi anunciada em um tribunal de Nova York. Trump foi considerado culpado em todas as 34 acusações.

Ao sair do tribunal, o ex-presidente criticou duramente o juiz e declarou que o “verdadeiro veredito” será conhecido em novembro, durante as eleições.

“Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto”, afirmou. “Não fizemos nada de errado. Sou um homem inocente. 

Condenado, Trump segue candidato?

Apesar da condenaçãoTrump ainda pode concorrer à presidência e assumir o cargo, caso vença a eleição, mesmo se for preso. A legislação americana não impede isso, e ele tem a possibilidade de recorrer da sentença.

Contudo, ele pode ser impedido de votar em novembro, já que seu registro eleitoral está na Flórida, onde condenados não podem votar até que cumpram completamente suas penas.

O juiz Juan Merchan ainda decidirá a pena, com a sentença prevista para ser anunciada em 11 de julho. No pior cenário, Trump pode ser condenado a até 4 anos de prisão.

No entanto, especialistas americanos consideram improvável que o ex-presidente seja encarcerado, pois as 34 acusações são de Classe E, classificadas como leves em Nova York.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile