Ameaçada de falência, a Tupperware viu suas ações subirem mais de 700% nas últimas duas semanas. A disparada repentina da empresa de embalagens plásticas intriga os investidores. No momento, não há notícias positivas para impulsionar as ações da Tupperware. Até bem pouco tempo, entre o início do ano e 18 de julho, as ações da empresa acumulavam queda de 85%.
Seu balanço trimestral, que deve ser divulgado nesta quarta-feira (2), pode reduzir essa alta, mas ainda não há certeza de que a empresa publicará o seu resultado. As informações são da Dow Jones.
Nesta terça (1º), as ações da Tupperware subiam 30%, a US$ 5,55. Esse seria o fechamento mais alto da ação desde novembro de 2022, de acordo com o “Dow Jones Market Data”. As ações da marca de embalagens reutilizáveis atingiram a mínima de fechamento de 52 semanas em 18 de julho, a 62 centavos de dólar por ação.
Essa alta nos papéis pode ser explicada, em parte, pela movimentação de investidores especulativos, que já inflaram os preços das “ações memes” da GameStop, Bed Bath & Beyond e AMC Entertainment Holdings nos últimos anos. Seus movimentos coincidem com outros investidores assumindo posições vendidas na ação ou apostando que ela iria cair.
Os investidores de “ações memes” costumam se unir e comprar papéis de empresas que estão passando por alguma dificuldade, montando posições de curto prazo, na expectativa do lucro rápido.
Antes do aumento das ações da Tupperware, o mercado estava preocupado com a possibilidade de a empresa fechar. A Tupperware disse em um documento à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) em 3 de abril que “há dúvidas substanciais sobre sua capacidade de continuar operando”. A Tupperware relatou que as vendas de 2022 caíram 18% em relação a 2021.
A Tupperware também anunciou em 7 de abril que estava trabalhando com consultores financeiros para melhorar sua estrutura de capital e posicionar melhor o negócio.
O comunicado de imprensa mais recente no site da empresa é de 7 de junho, quando informou ter recebido um aviso da Bolsa de Valores de Nova York indicando que não estava em conformidade com os requisitos de listagem contínua. O preço médio de fechamento das ações ordinárias da empresa foi inferior a US$ 1 durante um período consecutivo de 30 dias úteis anteriores à notificação.
A Tupperware deve divulgar os balanços do segundo trimestre nesta quarta-feira, de acordo com o “FactSet”. A “Barron’s” tentou confirmar a data, mas não recebeu uma resposta. Em um registro na SEC em 30 de junho, a empresa disse que espera apresentar seu relatório trimestral até o final de setembro de 2023. No entanto, não há garantia de que isso aconteça até essa data,segudo o documento.
Se a Tupperware divulgar seus resultados, os investidores buscarão uma atualização sobre se ela conseguiu ou não melhorar sua estrutura de capital e modelo geral de negócios, disse Bruni.
“Serão necessárias notícias muito, muito boas para que as ações continuem com essa valorização. É mais do que provável que o mercado fique desapontado com a atualização dos negócios”, disse Bruni. Ele também disse que os problemas da empresa são estruturais, de longo prazo e provavelmente não foram resolvidos no último trimestre.
Tupperware contrata especialistas para evitar falência
Em abril, a Tupperware contratou o banco de investimentos Moelis & Co, o escritório de advocacia Kirkland & Ellis e o consultor de recuperação Alvarez & Marsal para evitar uma possível falência.
A empresa, que possui sede em Orlando, alertou esta semana que pode não ser capaz de continuar operando e que está explorando opções para aumentar a liquidez. A Tupperware estuda levantar financiamento de investidores e monetizar suas propriedades imobiliárias.
“Como outras empresas que foram impactadas pela pandemia, inflação e altas taxas de juros, estamos trabalhando com nossos consultores financeiros para melhorar nossa estrutura de capital”, afirmou um porta-voz da empresa.
A marca de recipientes de cozinha viu suas vendas caírem mais de 18% no ano passado em relação ao ano de 2021, para mais de US$ 1,3 bilhão. Além disso, a Tupperware também viu as vendas serem prejudicadas pelos bloqueios da covid-19, que limitaram a mobilidade dos consumidores.