Chapter 11

Tupperware entra com pedido de falência nos EUA

A empresa e seus credores seguem negociações prolongadas sobre como administrar mais de US$ 700 milhões (R$ 3,8 bilhões) em empréstimos

Tupperware
Foto: Pixabay

Tupperware, famosa empresa de vasilhas plásticas, entrou com pedido de proteção sob o Capítulo 11, relativo à falência, nos EUA. A Bloomberg já havia adiantando, na segunda-feira (18), que o pedido estava sendo preparado.

A Tupperware e seus credores seguem negociações prolongadas sobre como administrar mais de US$ 700 milhões (R$ 3,8 bilhões) em empréstimos.

“Enfrentando necessidades de liquidez cada vez mais urgentes e estresse operacional contínuo, a empresa reiniciou os esforços de marketing pela terceira vez após o fim de semana de 4 de julho,” disse o Diretor de Reestruturação Brian J. Fox, em documentos judiciais apresentados na terça-feira (17).

Para ajudar a persuadir os credores a apoiar um novo impulso para o financiamento de resgate, a Tupperware suspendeu as restrições ao comércio da dívida da empresa.

Três novos investidores, incluindo Stonehill Institutional Partners e Alden Global Capital, compraram a maioria dos empréstimos seniores da empresa por apenas 3 centavos de dólar, disse Fox. O empréstimo de US$ 8 milhões posteriormente levou os credores a processarem uns aos outros em Nova York.

Os novos credores emprestaram US$ 8 milhões à Tupperware, mas a empresa recebeu apenas US$ 6 milhões em dinheiro novo porque a dívida veio com um desconto de 25% em favor dos credores. Os credores também exigiram que o inventário da Tupperware fosse usado como garantia da nova dívida, disse Fox.

Mais sobre a crise da Tupperware

A empresa, fundada em 1946, enfrenta uma crise financeira atribuída às mudanças no comportamento dos consumidores. Nos últimos anos, a demanda caiu e a Tupperware falhou em suas tentativas de se recuperar.

A marca estourou na década de 1950, quando as mulheres da geração pós-guerra realizavam “festas Tupperware” em suas casas para vender recipientes de armazenamento de alimentos, buscando empoderamento e independência.

Com a pandemia da COVID-19, a empresa também viveu um bom momento de vendas, devido à demanda por parte de famílias que ficaram em casa nos períodos de isolamento e cozinharam mais.

Depois disso, porém, as vendas caíram nos últimos trimestres à medida que houve a reabertura.

Recentemente, a Tupperware anunciou o fechamento de sua única fábrica nos EUA e a demissão de cerca de 150 funcionários.

Mudanças na liderança, incluindo a substituição do CEO Miguel Fernandez e de vários membros do conselho, visaram reverter a situação, mas a nomeação de Laurie Ann Goldman como nova CEO não conseguiu evitar a crise.