Uber irá demitir 200 funcionários da divisão de recrutamento

As demissões representam menos de 1% da força de trabalho global da Uber

A Uber anunciou nesta semana que está cortando 200 empregos em sua divisão de recrutamento como parte dos planos para manter o número de funcionários estável ao longo do ano. As demissões representam menos de 1% da força de trabalho global da companhia, de 32.700 funcionários.

Os desligamentos da Uber ocorrem após a empresa de compartilhamento de viagens ter demitido 150 funcionários de sua divisão de serviços de frete mais cedo este ano. Os cortes mais recentes correspondem a 35% da equipe de recrutamento da companhia.

No início da pandemia, a Uber reduziu seu quadro de funcionários em 17% e tem implementado cortes menores em comparação com seu principal concorrente, Lyft, nos últimos meses.

Bolt: rival da Uber busca se tornar lucrativa e abrir IPO em 2025

A Bolt – startup estoniana de transporte e entrega de alimentos – projeta se tornar lucrativa nos próximos 12 meses. A empresa também pretende fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO) em 2025. A empresa, rival da Uber, foi avaliada em mais de 8 bilhões de dólares, quando levantou 628 milhões de euros de investidores em janeiro do ano passado.

“Esperamos ser a primeira plataforma europeia de mobilidade lucrativa nos próximos 12 meses”, disse o presidente-executivo, Markus Villig, em entrevista para a “Reuters”.

A Bolt, liderada por Villig, de 29 anos, não planeja levantar capital externo por meio de outra rodada de financiamento, mas se prepara para uma abertura de capital. “Estamos planejando estar prontos para abrir o capital em 2025”, disse ele, acrescentando que a decisão final dependerá das condições do mercado no momento.

A startup, que também oferece aluguel de patinetes elétricos, compartilhamento de carros e serviço de entrega de supermercado, tem foco na África, onde estão 50 milhões de seus 150 milhões de clientes.

A empresa não revelou publicamente a receita, mas Villig disse que a companhia movimenta bilhões de dólares a cada ano em sua plataforma. O executivo também espera que o negócio de entrega de produtos de mercado alcance o ponto de equilíbrio ou se torne rentável em dois ou três anos.

A Bolt cobra comissões de 20% a 23% das corridas feitas pelos motoristas cadastrados no aplicativo, mas isso pode cair a 10% se eles optarem por aderirem a promoções como colocar adesivos da empresa em seus carros.