A UBS divulgou um relatório na sexta-feira (25) em que manteve sua recomendação de venda para os papéis da Vale (VALE3).
A instituição financeira acredita que a ADR (American Depositary Receipts) da empresa, negociada em Nova Iorque, pode cair para US$ 14, uma contração de aproximadamente 29,8% em relação ao fechamento desta sexta.
De acordo com analistas, a elevação do minério de ferro no mercado internacional, afetada pelos cortes na produção ucraniana, não deve se manter por um longo prazo.
A afirmação acontece à medida que indicadores apontam que a demanda por minério de ferro na China tende a seguir “fraca no segundo trimestre de 2022”, como foi antecipado pelo Money Times.
“A pressão chinesa sobre a demanda de minério de ferro é mais estrutural e prolongada do que a atual ruptura de abastecimento causada por conflitos geopolíticos, pois o país asiático é o maior consumidor do setor”, declara Cleve Rueckert, Andreas Bokkenheuser e Cadu Schmidtm que assinaram o relatório.
O documento aponta que os cortes na produção ucraniana são importantes para a precificação global, mas que os preços do minério de ferro no mercado externo foram “muito rápidos” e não considerou os demais intercursos que o segmento enfrenta.